A delícia da vez é brownie sem glúten, bem cremosão. Dizem que, tecnicamente, o brownie está mais para um biscoito do que para um bolo, e existem duas variações clássicas: o brownie cremoso e o brownie mais sequinho.

O que diferencia um brownie cremoso do mais sequinho é a proporção entre chocolate e farinha. Como a farinha nesta receita está apenas para dar firmeza e não como agente de crescimento, a adaptação para brownie sem glúten é simples e não descaracteriza o produto. Fantástico, não?

Nesta receita de brownie sem glúten, usei o chocolate 70% cacau com sal do Himalaia para dar textura e um sabor todo especial. Esse tablete deveria se eleito o chocolate oficial para receitas de brownie do universo – Fica divino!

Continue lendo para aprender a fazer.

 

Brownie sem glúten cremoso

Rendimento: 9 pedaços | Dificuldade: Médio

Ingredientes:

 

Você vai precisar de:

 

Assadeira pequena: Usei uma forma pequena quadrada conhecida como “lasanheira” (medidas: 22cm x 22cm). Você pode usar redonda, quadrada ou retangular, desde que não seja muito grande – senão o brownie vai ficar muito baixinho e virar um biscoito.

A assadeira pode ser de vidro ou de silicone também.

Tigela para misturar a massa: Uma tigela de preferência de inox ou vidro.

Panela com a boca menor que o fundo da tigela acima. Ela será usada para derreter o chocolate em banho Maria. Opcional se você tiver microondas em casa.

2 Tigelas pequenas ou copo para conferir os ovos

 

Modo de fazer

 

1 – Pre-aqueça o forno, ligando-o a 180 graus para ir aquecendo enquanto você prepara a massa.

2 – Unte e enfarinhe a assadeira com manteiga e farinha de arroz. Se a assadeira for de silicone, não precisa.

3 – Separe e meça todos os ingredientes.

Tire a manteiga e os ovos da geladeira. O ideal é que eles estejam em temperatura ambiente na hora do preparo.

4 – Derreta o chocolate

Quebre o chocolate em pedaços pequenos.

Derretendo em microondas: coloque o chocolate na vasilha própria e leve ao microondas de 30 em 30 segundos, mexendo a cada parada. Tome muito cuidado para não queimar!

Ou

Derretendo em banho maria: coloque água na panela até a metade. Leve a panela com água para aquecer e desligue o fogo assim que começar a borbulhar. Encaixe a vasilha com o chocolate picado em cima da boca da penela e vá mexendo devagar, até derreter. Veja exemplo no vídeo logo abaixo.

5- Acrescente a manteiga à tigela com o chocolate derretido, e mexa bem até ela derreter completamente.

Se sua manteiga estiver gelada, ela vai demorar a dissolver. Neste caso, você pode voltar a tigela ao banho maria ou ao microondas por 20 segundos caso precise de mais calor para derreter a manteiga.

6- Acrescente a farinha de arroz e misture bem

7 – Acrescente o açúcar e misture bem

8 – Por último, os ovos

Quebre os ovos separadamente em uma tigelinha ou copo e verifique se estão frescos para o consumo. Esta etapa é importante, pois um ovo passado pode arruinar toda a receita!

Coloque os ovos conferidos em outra tigelinha e bata ligeiramente com um garfo.

Acrescente os ovos batidos na mistura de chocolate e mexa bem para incorporar.

9 – Despeje a massa na forma untada e enfarinhada e leve ao forno 180 graus por 20 minutos.

Fique de olho: o tempo de assar pode variar de acordo com seu forno. O ponto certo é quando as bordas já estão formando casquinha, mas ao balançar a forma, o centro ainda está um pouco mole. Faça o teste do palito: ao espetar um palito ou garfo no centro, ele deverá sair um pouco sujo.

10 – Espere esfriar para desenformar e partir.

 

Toda a cremosidade em um dia de Domingo.

Notas da chocolateira:

 

Esta é uma receita afetiva, nunca testei transformá-la em vegana. Como sou intolerante a lactose, uso manteiga clarificada no lugar da manteiga comum.

O açúcar é importante para dar casquinha crocante. Adoçantes naturais como xilitol ou eritritol não formam casquinha, mas ainda assim fica bem gostoso.

 

Dica: Este brownie morno com sorvete fica PERFEITO!

 

brownie morno com sorbet de tangerina

Veja o passo a passo desta receita no vídeo abaixo!