Quem não ama chocolate? Ele pode ser amargo, meio amargo, ao leite, branco, enfim, é um alimento realmente irresistível! Conheça os benefícios do chocolate amargo neste post.

Além de ser uma delícia, o chocolate é rico em nutrientes e substâncias que fazem muito bem à nossa saúde. Mas, fique atento, somente o chocolate de verdade, aquele sem adição de ingredientes desnecessários e com alto teor de cacau, pode trazer muitos benefícios.

Ele é muitas vezes considerado o vilão das dietas, mas porque são geralmente  feitos  com excesso de açúcar, aromatizantes, conservantes  e outros aditivos  não benéficos à saúde. Se for consumido um chocolate de melhor qualidade, e moderadamente você poderá aliar prazer a qualidade de vida.

Quer saber mais sobre os benefícios do chocolate? Então, continue a ler esse artigo.

Benefícios do chocolate amargo

Há tempos a ciência descobriu que o chocolate exerce forte influência no nosso corpo e mente. Mas, para que tenhamos os efeitos positivos desse alimento, é importante que ele seja produzido com pelo menos 70% de cacau e que o cacau seja de boa qualidade.

Assim, aqueles chocolates processados com excesso de açúcar e gorduras anulam os benefícios do cacau. O chocolate de boa qualidade é produzido somente com cacau, açúcar, manteiga de cacau, ele é cuidadosamente processado com receitas bem balanceadas a fim de evidenciar as características do cacau utilizado. 

Então, para aproveitarmos todas as propriedades de saúde dos chocolates, devemos optar por um produto mais puro possível e de melhor qualidade. Contudo, os chocolates amargo ou semi amargo são os indicados para esse propósito, eles têm maior quantidade de cacau e o menor teor de açúcar. Mas, isso não significa que podemos comer exageradamente, no máximo 30g diariamente são suficientes para a nossa saúde e humor.

 O chocolate amargo é uma excelente fonte de magnésio e potássio, por isso tem efeito cardioprotetor. Além disso, cobre, ferro, manganês, zinco e selênio também estão presentes, porém, em quantidades menores.

A manteiga de cacau, adicionada ao chocolate para dar consistência, apesar de gordurosa, é composta por gordura saudável como o ácido oleico, o ácido esteárico e o ácido palmítico. São gorduras que não afetam o colesterol ruim e auxiliam no aumento do HDL, o colesterol bom. Além de conter compostos fenólicos, antioxidantes e minerais.

As propriedades antioxidantes dos polifenóis ou compostos fenólicos têm papel fundamental na prevenção de várias doenças associadas ao estresse oxidativo.

Esses antioxidantes em nosso organismo evitam problemas no sistema cardiovascular; diminui a resistência à insulina, reduzindo o risco de diabetes; aumentam o fluxo sanguíneo e previne até mesmo o envelhecimento.

Os flavonóides, que são encontrados em alta concentração no cacau, tem ação antiinflamatória e antioxidante, por isso, a ingestão diária de chocolate amargo de qualidade, na quantidade certa, além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, proporciona melhora do fluxo sanguíneo, reduz a pressão arterial e melhora os níveis de colesterol ruim. 

Estudos indicam que os polifenóis e flavonóides encontrados no chocolate têm função protetora da mucosa intestinal, prevenindo a proliferação de células cancerígenas na região.

O chocolate é rico em substâncias estimulantes, os alcalóides: cafeína e teobromina. Essas substâncias estimulam o sistema nervoso, melhorando a concentração e aumentando a energia, dando mais disposição para a prática das atividades diárias. 

Pesquisa aponta que o chocolate pode contribuir para a diminuição dos níveis de estresse e inflamações, pode melhorar o humor, a memória e a imunidade. 

O chocolate é rico em substâncias que liberam endorfinas, que melhoram o humor e a ansiedade e ainda combatem a depressão e o desânimo. Concentra outras substâncias, como triptofano, teobromina, feniletilamina, fenilalanina e tirosina, que reforçam a sensação de bem-estar.

E aí, viu como o chocolate é um grande aliado a saúde? Receba nossos conteúdos primeiro que todos, assinando nossa newsletter. 

 

Referências:

https://www.dw.com/pt-br/os-efeitos-do-chocolate-sobre-o-corpo-e-a-mente/a-19156835

http://revistaipc.com.br/nutricao-propriedades-do-chocolate-e-seus-beneficios-pag-20/

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/03/consumir-chocolate-diariamente-pode-fazer-bem-para-o-coracao.html

https://super.abril.com.br/saude/chocolate-12-boas-e-mas-noticias-para-sua-saude/

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistahupe/article/viewFile/8864/6747

https://news.llu.edu/for-journalists/press-releases/new-studies-show-dark-chocolate-consumption-reduces-stress-and-inflammation-while-improving-memory-immunity-and-mood

Powered by Rock Convert