Chocolate para todos

Cacau Bean to Bar

O Chocolate

Nosso chocolate começa por pessoas que amam o cacau.

A nossa cadeia curta de produção envolve:

  • Produtores conscientes e valorizados: São pessoas que amam o cacau e buscam por melhoria contínua na arte da fermentação do cacau. Além de um bom produto final, precisamos  garantir que respeitam boas condições de trabalho.
  • Ingredientes de qualidade: Rastreamos também nossos insumos, garantindo não ter os alérgenos mapeados.
  • Clean label: Usar o mínimo de ingredientes, apenas o necessário.
  • Alimento seguro: Qualidade do produto final, em sabor e segurança.
 

Tão importante quanto ser gostoso, é ser seguro. O propósito é que todos possam deliciar-se com nossos chocolates, desde o crítico gastronômico renomado que valoriza ingredientes locais, até a criança alérgica a leite de vaca. Fazemos o rastreamento dos ingredientes para assegurarmos a segurança do alimento, e nossas fórmulas são balanceadas priorizando o sabor e preservando as características nutricionais do alimento.

 

Chocolate começa com os produtores de cacau

Nossas conversas ouvindo os protagonistas.

Chocolate para você

A qualidade do cacau começa na fazenda, passando pela indústria e chega até a barra de chocolate para o cliente.

Chocolate precisa ter mais do que comércio justo

Pagamento direto ao produtor, com valor adicional e troca de conhecimento: assim podemos fazer a nossa parte para melhorar a qualidade de vida do homem do campo.

Comprando o cacau de quem cuida bem dele, valorizamos o trabalho das famílias e as incentivamos a continuar estudando e investindo em conhecimento em sua área de atuação. Por outro lado, compartilhamos nosso saber em chocolate e tecnologia de alimentos, favorecendo um intercâmbio de informações valiosa para todos os lados.

Chocolate com cacau puro

Cacau orgânico pioneiro.

Chocolate de verdade precisa de poucos ingredientes, com tempo e atenção aos detalhes. 

O cuidado com o cacau continua através da torra a baixa temperatura, quebra e descasque das amêndoas.

Depois, vem a moagem em moinhos de pedra (também em baixa temperatura) e a formulação que respeita as características do fruto, para formar o que tanto apreciamos:

   

Aquele chocolate que derrete na boca, tem textura aveludada na língua, e, mesmo com alto teor de cacau, não tem amargor nem adstringência.

Impacto Social

Nosso cacau é de pequenos produtores no Pará e de um único produtor de Minas Gerais. Além do manejo da terra e tratamento dos frutos – que influenciam diretamente no chocolate, nos certificamos de que não há trabalho escravo nem exploração animal no cultivo.

Mais do que dinheiro, troca de conhecimento: O comércio Justo inclui melhorar a qualidade de vida do homem do campo.

Comprando o cacau de uma só cooperativa, valorizamos o trabalho das famílias e as incentivamos a continuar estudando e investindo em conhecimento em sua área de atuação. Por outro lado, compartilhamos nosso saber em chocolate e tecnologia de alimentos, favorecendo um intercâmbio de informações valiosa para todos os lados.

Chocolate de origem

A origem indica a localização geográfica do cacau utilizado – qual estado, qual região ou qual fazenda.

Estas informações podem indicar algumas características sensoriais esperadas do chocolate, dependendo da qualidade do manejo da fazenda até a fabricação da barra. Será que o terroir chegou até a barra final?

A origem não garante qualidade, mas gera expectativa disso.

Na Java Chocolates, temos cacau de duas origens de cacau:

  • Amazônia: mais especificamente do estado do Pará, que entrega uma suavidade e equilíbrio que comparamos a de vinhos de guarda. Um equilíbrio fantástico, que só podia ser da região que originou o cacau no mundo.

  • Minas Gerais: Agora temos também nosso xodó, o cacau mineiro, que nos lembra um vinho jovem – potente, com uma explosão de quem veio com tudo para o mundo do chocolate.

A origem indica quem faz.

O produtor é fazendeiro de terceira geração, exporta e já tem conhecimento há anos? Ou é gente nova nesse segmento, estuda e trabalha pesado para que o cacau fino seja o meio para melhorar a qualidade de vida?

Seu fabricante de chocolate valoriza esse esforço?

A Java Chocolates  valoriza. Gostamos de visitar as fazendas, ir a feiras e conversar com quem produz.