Chocolate para todos

O Chocolate
Nosso chocolate começa por pessoas que amam o cacau.
A nossa cadeia curta de produção envolve:
- Produtores conscientes e valorizados: São pessoas que amam o cacau e buscam por melhoria contínua na arte da fermentação do cacau. Além de um bom produto final, precisamos garantir que respeitam boas condições de trabalho.
- Ingredientes de qualidade: Rastreamos também nossos insumos, garantindo não ter os alérgenos mapeados.
- Clean label: Usar o mínimo de ingredientes, apenas o necessário.
- Alimento seguro: Qualidade do produto final, em sabor e segurança.
Tão importante quanto ser gostoso, é ser seguro. O propósito é que todos possam deliciar-se com nossos chocolates, desde o crítico gastronômico renomado que valoriza ingredientes locais, até a criança alérgica a leite de vaca. Fazemos o rastreamento dos ingredientes para assegurarmos a segurança do alimento, e nossas fórmulas são balanceadas priorizando o sabor e preservando as características nutricionais do alimento.
Chocolate começa com os produtores de cacau
Nossas conversas ouvindo os protagonistas.
Chocolate para você
A qualidade do cacau começa na fazenda, passando pela indústria e chega até a barra de chocolate para o cliente.
Chocolate precisa ter mais do que comércio justo
Pagamento direto ao produtor, com valor adicional e troca de conhecimento: assim podemos fazer a nossa parte para melhorar a qualidade de vida do homem do campo.
Comprando o cacau de quem cuida bem dele, valorizamos o trabalho das famílias e as incentivamos a continuar estudando e investindo em conhecimento em sua área de atuação. Por outro lado, compartilhamos nosso saber em chocolate e tecnologia de alimentos, favorecendo um intercâmbio de informações valiosa para todos os lados.

Chocolate com cacau puro
Cacau orgânico pioneiro.

Chocolate de verdade precisa de poucos ingredientes, com tempo e atenção aos detalhes.
O cuidado com o cacau continua através da torra a baixa temperatura, quebra e descasque das amêndoas.
Depois, vem a moagem em moinhos de pedra (também em baixa temperatura) e a formulação que respeita as características do fruto, para formar o que tanto apreciamos:
Aquele chocolate que derrete na boca, tem textura aveludada na língua, e, mesmo com alto teor de cacau, não tem amargor nem adstringência.
Impacto Social
Nosso cacau é de pequenos produtores no Pará e de um único produtor de Minas Gerais. Além do manejo da terra e tratamento dos frutos – que influenciam diretamente no chocolate, nos certificamos de que não há trabalho escravo nem exploração animal no cultivo.
Mais do que dinheiro, troca de conhecimento: O comércio Justo inclui melhorar a qualidade de vida do homem do campo.
Comprando o cacau de uma só cooperativa, valorizamos o trabalho das famílias e as incentivamos a continuar estudando e investindo em conhecimento em sua área de atuação. Por outro lado, compartilhamos nosso saber em chocolate e tecnologia de alimentos, favorecendo um intercâmbio de informações valiosa para todos os lados.

Chocolate de origem
A origem indica a localização geográfica do cacau utilizado – qual estado, qual região ou qual fazenda.
Estas informações podem indicar algumas características sensoriais esperadas do chocolate, dependendo da qualidade do manejo da fazenda até a fabricação da barra. Será que o terroir chegou até a barra final?
A origem não garante qualidade, mas gera expectativa disso.
Na Java Chocolates, temos cacau de duas origens de cacau:
Amazônia: mais especificamente do estado do Pará, que entrega uma suavidade e equilíbrio que comparamos a de vinhos de guarda. Um equilíbrio fantástico, que só podia ser da região que originou o cacau no mundo.
Minas Gerais: Agora temos também nosso xodó, o cacau mineiro, que nos lembra um vinho jovem – potente, com uma explosão de quem veio com tudo para o mundo do chocolate.
A origem indica quem faz.
O produtor é fazendeiro de terceira geração, exporta e já tem conhecimento há anos? Ou é gente nova nesse segmento, estuda e trabalha pesado para que o cacau fino seja o meio para melhorar a qualidade de vida?
Seu fabricante de chocolate valoriza esse esforço?
A Java Chocolates valoriza. Gostamos de visitar as fazendas, ir a feiras e conversar com quem produz.


