Panqueca sem glúten, daquelas bem fofinhas que se come quentinha e despeja bastante calda, igual vemos em filmes americanos.

Ficou com vontade?

Por muito tempo eu fiquei só na imaginação, até chegar numa receita de panqueca sem glúten que ficasse fofa, macia e gostosa! Antes de chegar nesta receita, testei muitas outras da internet que ficaram duras, borrachudas ou sem gosto.

Inclusive, foi nesta época que cheguei neste mix de farinhas sem glúten que é fácil de achar e barato, e atende grande parte das receitas sem glúten. Eu compro as farinhas, faço a mistura e já guardo pronta em um pote bem fechado. Quando preciso usar, está na mão!

Esta é mais uma receita recuperada do meu caderninho que comecei quando descobri minha restrição ao glúten e leite. Ela não é low carb nem vegana (as aventuras na culinária veganas vieram depois! rss)

Considero como comfort food para um domingo preguiçoso em família, pois é um pouco demorado de fazer – porém vale muito a pena.

Calda de chocolate

Usei o chocolate 63% cacau mineirinho na panqueca, na calda e no cappuccino. Ele tem bom balanço de dulçor, vai muito bem em receitas!

A calda de chocolate é super fácil de fazer e faz toda diferença nesta (e em qualquer) receita. Nesta hora fica comprovada a importância da escolha dos ingredientes: usando apenas leite vegetal e um bom chocolate com alto teor de cacau, conseguimos uma calda rica, cremosa e muito nutritiva.

Leia também:  Benefícios dos Damascos

 

Panqueca sem gluten

Café da manhã de um domingo preguiçoso

 

panqueca sem gluten

Capuccino e calda feitos com chocolate Java 63 Mineirinho

 

Panqueca sem glúten americana

Panqueca tipo americana - alta, fofinha, sem glúten e sem leite.
Prep Time 10 minutes
Cook Time 10 minutes
Course Breakfast
Cuisine American
Servings 5 panquecas

Ingredients
  

  • 1 xícara farinha de arroz
  • ½ xícara polvilho doce Yoki
  • ½ xícara polvilho azedo Yoki
  • 2 ½ colher sopa açúcar demerara cristal
  • 1 pitada sal
  • 2 ovos inteiros
  • 1 xícara água
  • 2 ½ colher sopa óleo de coco derretido Na Palma
  • 2 colher chá fermento em pó
  • 1 pitada bicarbonato de sódio
  • QB Óleo de coco para untar
  • 80 gramas Chocolate 63% cacau Java Mineirinho ralado

Calda

  • 80 gramas Chocolate 63% cacau Java Mineirinho
  • 200 ml leite de coco

Instructions
 

Modo de fazer - panqueca

  • Separe e meça todos os ingredientes, tire os ovos da geladeira.
  • Numa tigela grande, misture a farinha de arroz, o polvilho doce e o polvilho azedo. Este será o seu mix de farinhas para substituir a farinha de trigo nesta receita sem glúten.
  • Quebre os ovos em outra tigela
  • Acrescente a água e o óleo de coco, e misture bem com um batedor de arames até ficar bem homogêneo.
  • O pulo do gato: deixe a massa descansar por cerca de 10 minutos.
  • Enquanto isso, rale o chocolate Java ou pique em pedaços bem pequenos.
  • Acrescente o chocolate ralado à massa
  • Por último, adicione o fermento, o bicarbonato e misture bem.
  • Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio.
  • Quando estiver aquecida, pincele óleo de coco na frigideira (ou use um pedaço de papel toalha para espalhar). Atenção: tem que untar todas as vezes, senão gruda!
  • Coloque 2 conchas da massa no centro da frigideira, abaixe o fogo e deixe cozinhar até soltar as bordas e o centro começar a ficar firme. Leva uns 2 ou 3 minutos.
  • Com uma espátula, vire a panqueca e deixe por mais 1 minuto para dourar o outro lado.
  • Passe para um prato (dica, deixe o prato em cima do fogão, para manter tudo quentinho). Unte a frigideira novamente e repita com o restante da massa.

Calda de Chocolate

  • Aqueça o leite de coco em uma panela
  • Acrescente o chocolate quebrado grosseiramente com as mãos
  • Mexa bem até derreter e incorporar.

Video

Notes

Notas da chocolateira:

Uso este mix de farinhas para muitas preparações sem glúten. São ingredientes baratos e fáceis de encontrar. A farinha de arroz me dá estrutura, e os polvilhos dão elasticidade e crocância. Uso os polvilhos da marca Yoki, que são bem fininhos. Pode usar de outras marcas, mas convém peneirar antes.
Quebre os ovos em um copinho separado antes de colocar na receita. Assim, se eles estiverem estragados, você não estraga o restante dos ingredientes.
Deixar a massa descansar é um truque para que não fique grudenta e quebradiça.
A frigideira que usei tem 12cm de diâmetro, é daquelas de fazer ovo. As panquecas ficaram bem altas e fofas, mas é difícil  de virar por conta do formato das laterais. Recomendo uma frigideira de 15cm com as laterais mais abertas. 
Keyword facil, panqueca, receita, receitarapida, semgluten, semleite, zerolactose, zeroleite
author-avatar

About Aline Palmiro

Aline Palmiro é cofundadora da Java Chocolates, fábrica bean to bar de Belo Horizonte criada em 2014 — uma das pioneiras do chocolate de origem em Minas Gerais. A Java nasceu de um problema dela. Diagnosticada com intolerância a lactose e glúten, não encontrava chocolate nacional que fosse bom, acessível e sem esses ingredientes. Em vez de adaptar receita, foi ao Pará desenvolver fornecedores de cacau fino e estudou o caminho do grão à barra em livros técnicos estrangeiros e cursos de produção industrial, numa época em que não existia formação em bean to bar no Brasil. Os primeiros chocolates saíram em 2015. Aqui ela escreve sobre o que acontece dentro da fábrica: como o cacau vira chocolate, o que os rótulos dizem e o que escondem, e por que tanta coisa vendida como saudável não é. A Java produz em linha dedicada, livre de lactose, glúten e soja, com protocolo documentado de controle de alergênicos e rastreabilidade de fornecedores. Metade do cacau que ela usa hoje é mineiro. Já falou sobre cacau e chocolate para O Tempo, Diário do Comércio, Estado de Minas e o Procon Assembleia-MG.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recipe Rating