Chocolate gourmet, brigadeiro gourmet, hambúrguer gourmet… Hoje tudo tem sua versão gourmetizada, o que já virou até motivo de piada na internet.

A verdade é que, desde que idealizei a fabrica de chocolate lá em 2014, o termo gourmet já estava batido, e o meme do raio gourmetizador já circulava na internet.

raio gourmetizador transforma comida simples e barata em coisa fina e cara.
fonte da imagem: Estadão.

 

O Raio Gourmetizador

Se você não se lembra, o raio gourmetizador era uma brincadeira usando a imagem do cozinheiro Gordon Ramsay, que à época comandada um programa de culinária na TV.

A brincadeira foi uma crítica ao boom de comidas simples que eram repaginadas e vendidas com apelo de marketing – e preços – diferenciados. Parte disso se deve justamente a popularização de programas de alta culinária, como o masterchef e o programa do próprio Gordon.

Também vivíamos uma época com economia favorável, e a população estava ávida por consumir experiências.

Esse foi o cenário perfeito para que as pessoas começassem a pesar a mão e transformar tudo em gourmet para se diferenciar no mercado.

O que significa gourmet, afinal?

Mas então tudo o que é gourmet é enganação?

Não necessariamente.

Gourmet é uma palavra francesa cujo significado é parecido com gastrônomo: aquele que entende de comida e vinhos e aprecia com consciência e requinte.

Geralmente está associado a alta culinária e alta confeitaria, que tipicamente descrevem seus pratos como na figura acima – cheio de detalhes e nuances.

Portanto, o termo serve para designar alimentos e bebidas que foram feitos e servidos de maneira requintada, com processos e ingredientes de alta qualidade.

Gourmet simbolizava um grau maior de sofisticação — Antes de ser adotado sem critérios.

Com a popularização promovida pelos programas de TV, todo mundo que produzia alguma coisa quis conquistar seu lugar ao sol e faturar uma graninha extra incluindo produtos gourmet ao seu cardápio, tornando isso uma moda.

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Muita gente usou da moda sem entendê-la, querendo surfar uma onda a qual não pertencia.

E o que aconteceu? Gourmet virou motivo de piada.

Existem ou não existem produtos gourmet?

Sim, produtos gourmet existem de fato. São aqueles realmente feitos com ingredientes mais nobres ou processos artesanais, quase únicos.

Um brigadeiro, quando feito com chocolate nobre e puro no lugar do tradicional nescau, é gourmet.

Um hambúrguer feito com carnes nobres e frescas e pão artesanal no lugar do prensadão  é gourmet.

Um prato de comida feito com técnicas avançadas de culinária molecular, é gourmet.

São alimentos que tiveram um grau maior de sofisticação em seu preparo, e não só uma descrição mais floreada no anúncio.

E vai de cada pessoa enxergar valor nessa sofisticação também. Nem todo mundo está preparado ou disposto a enxergar e pagar por isso.

 

Mas e o chocolate gourmet?

O chocolate não ficou de fora do raio gourmetizador, e muitas marcas mudaram a embalagem pra tons de dourado com a palavra gourmet sem nenhum diferencial evidente no produto.

O chocolate gourmet é feito somente com manteiga de cacau, e não tem gordura vegetal fracionada ou hidrogenada.

É feito na medida ideal para derreter na boca, sem que a gente consiga sentir granulosidade, mas também não grude no céu da boca.

Tem embalagem diferenciada, que preserva suas características por mais tempo.

Conseguiu pensar em algum chocolate assim?

 

Quer um chocolate gourmet mais sofisticado? Escolha um bean to bar.

Para chocolate, o grau maior de sofisticação é ter sido feito com cacau premium ou fino.

Esse cacau fino permite que o chocolate não precise de aromatizantes de baunilha e muito menos de chocolate, pois ele por si só já tem notas aromáticas complexas e agradáveis.

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Você já viu chocolate com aromatizante artificial de chocolate? Estranho né?

Além disso, permite ter alto teor de cacau e poucos ingredientes.

Imagina que você tá comendo uma maçã, e ela está azeda, ou insossa. O que você faz? Coloca mel, açúcar, ou mistura em outras coisas pra dissolver aquele gosto desagradável, não é?

Com o chocolate é a mesma coisa: se o cacau é bom, ele não precisa de muitos ingredientes para ficar delicioso.

Mas se o cacau é ruim, vai ter que lotar de açúcar, leite e aromatizante pra ser palatável. Entendeu a diferença?

Então, caro leitor, chocolate gourmet existe, e para identificá-lo basta ficar atento ao rótulo.

Reflita sobre os seguintes pontos:

  • Como é a embalagem? Ela deve determina qual o percentual de cacau do produto?
  • Veja a lista de ingredientes:
    • Tem gordura vegetal hidrogenada ou fracionada (gorduras baratas)?
    • Tem aromatizante? Por que?
    • Quantos ingredientes tem nesta lista?
    • Os ingredientes são reconhecíveis ou são siglas?

Depois dessa análise, prove o chocolate e deixe-o derreter na boca. Como é o derretimento?

O sabor é intenso e rico ou é meio xoxo?

E o mais importante: Você conseguiu diferenciar valor neste chocolate?

Palavras finais sobre produtos gourmet:

Os chocolates da Java podem ser considerados gourmet, pois preenchem todos os requisitos de diferenciação por qualidade.

Mas nós não nos apegamos a rótulos, pois sabemos que a percepção de valor é algo muito subjetivo e pessoal.

O que é gourmet pra mim pode não ser para você. Não vai ser uma embalagem que vai me dizer o contrário.

Preferimos divulgar que nosso chocolate é saudável e puro, e ser gostoso é uma consequência desse cuidado.

Também preferimos divulgar nosso pilar de sustentabilidade, que inclui  a compra do cacau direto do produtor valorizando o homem do campo, e o uso de energia solar na fabricação dos produtos.

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Não estamos gourmetizando. Estamos apenas promovendo o chocolate de um simples doce, para um alimento nutritivo.

E alimentos nutritivos custam mais caros, mas são combustíveis para uma qualidade de vida melhor.

Será que não vale mais o investir em alimentos de ótima qualidade em vez de remédios e médicos?

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Chocolate gourmet – o que é e como identificar?

Chocolate gourmet tem maior sofisticação na escolha dos ingredientes e no processo de fabricação, entregando maior qualidade percebida em relação aos outros do mesmo segmento.

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