A cada dia que passa, novos conceitos e dietas surgem com o objetivo de te ajudar a ter um corpo e uma vida mais saudável. Um desses novos conceitos que têm estado em alta é a dieta plant based, que pode ser resumida em: menos produtos que vem em pacotes, mais produtos que vem da natureza.

Esse é um grande atrativo dessa linha de alimentação pois, além de ajudar na sua saúde, ao adotá-la você também agrega impactos positivos ao meio-ambiente.

Quer saber mais sobre esse conceito de alimentação tão comentado por aí? Continue com a gente que vamos te contar tudo o que você precisa saber!

O que é dieta plant based?

A tradução do termo é a seguinte: a base de plantas. Ou seja, esse novo conceito de alimentação sugere uma alimentação mais natural, que evita alimentos industrializados e processados, dando prioridade aos produtos que vem da natureza, de origem vegetal.

É uma alimentação rica em:

  • Oleaginosas;
  • Leguminosas;
  • Tubérculos;
  • Grãos integrais;
  • Frutas;
  • Hortaliças;
  • Gorduras saudáveis de origem vegetal.

Você vai evitar:

  • Alimentos de origem animal;
  • Açúcares;
  • Carboidratos brancos refinados;
  • Embutidos;
  • Fast-food.

Uma dúvida frequente é: “por que evitar alimentos de origem animal, se eles também podem ser saudáveis?”

Além de se preocupar com o valor nutricional dos alimentos, a dieta plant based também considera a origem dos mesmos. Ou seja, priorizar alimentos orgânicos, de pequenos produtores e cruelty free, que significa que não há crueldade na cadeia de produção do alimento.

Dieta plant based e vegana são a mesma coisa?

“Então ao seguir uma alimentação plant based eu estou me tornando vegano?”

Não necessariamente. Existem duas grandes diferenças entre esses tipos de alimentação:

Enquanto para o veganos é proibido consumir produtos de origem animal, não só na alimentação, mas também na hora de se vestir, se maquiar, etc., quem segue a alimentação plant based não tem esse tipo de obrigatoriedade. Aqui o ato de não consumir produtos de origem animal é uma recomendação, deixando à sua escolha.

 Outra diferença entre as duas dietas é o foco principal de cada uma. Como dito acima, o intuito da dieta vegana é parar completamente o consumo de produtos de origem animal. Já na dieta plant based, o objetivo gira em torno, principalmente, da qualidade dos alimentos escolhidos: alimentos que venham da natureza e não dentro de pacotes.

Quais os benefícios da alimentação plant based para a saúde?

Quando uma dieta é focada no consumo de alimentos naturais, é lógico pensar que trará benefícios em relação à sua saúde. 

Algumas dessas vantagens:

Além disso, por conta da diminuição radical de açúcares, alimentos processados e refinados, existem grandes chances de emagrecimento ao adotar essa dieta. 

Mas lembre-se de que, não importa qual seja seu objetivo estético (emagrecer ou manter o peso), para se manter saudável é necessário uma alimentação equilibrada e sem excessos, independentemente do tipo de alimentação que escolher.

 

Quais os benefícios da alimentação plant based para o meio-ambiente?

Adotar uma alimentação majoritariamente plant based pode ter diversos impactos positivos para o meio ambiente. Segundo o documentário Cowspiracy: The Sustainability Secret, ao aderir essa dieta, você colabora com a diminuição da emissão de gases de efeito estufa, além de diminuir consideravelmente o gasto de água e terra que seriam utilizados com a pecuária. 

Além disso, você também colabora com a diminuição do desmatamento.

“Como esses assuntos podem estar relacionados?” 

Bom, para conseguir espaço para o gado e para a produção da sua ração, grandes áreas precisam ser desmatadas. No documentário é possível ver como a quantidade de recursos incluindo espaço utilizados por pessoa vai diminuindo proporcionalmente ao consumo de carne.

E o mais legal de tudo: não é apenas excluindo esse tipo de alimento 100% da sua vida que você ajuda o meio-ambiente. Segundo o movimento Segunda sem carne, que visa eliminar alimentos de origem animal neste dia da semana, em 2017 foram economizados 57 bilhões de litros de água, 500 milhões de m² de terra, entre outros benefícios. E isso apenas no Brasil.

Como aplicar a alimentação plant based no dia a dia?

Pode parecer que não, mas é bem simples trazer esse estilo de alimentação para a sua rotina.

Pense em, aos poucos, ir substituindo os alimentos que você costuma comprar pelos da dieta plant based, por exemplo: trocar o arroz branco por arroz integral, as proteínas de origem animal por proteínas de origem vegetal cogumelos, tofu, grão-de-bico e ervilha são algumas opções — o lanche da tarde por frutas e oleaginosas e assim por diante.

Outra dica é prestar atenção às tabelas nutricionais dos produtos que for comprar. Tem poucos ingredientes e estes são de origem vegetal? Então é uma boa opção para a sua dieta. 

Por exemplo, os produtos da Java Chocolates são pouco processados, são plant based e com uma lista de ingredientes bem enxuta.  Você pode consumir tranquilamente como parte de sua dieta diária sem prejuízos a saúde. 

Viu como não é tão difícil trazer a alimentação plant based para o seu dia a dia? 

Mas lembre-se de procurar um nutricionista para te auxiliar na transição, assim terá certeza de que não faltará nenhum nutriente no seu prato,

Como dissemos lá no começo, a alimentação plant based sugere mudanças nos seu hábitos alimentares e nada está escrito em pedra. Então sinta-se à vontade para adaptá-la da forma que mais fizer sentido com a sua vida. Afinal, a melhor dieta é aquela que conseguimos seguir sem sacrifício, não é mesmo?

Ah! E não se esqueça de assinar nossa newsletter, para ficar por dentro das novidades do mundo da alimentação saudável.

 

Referências:

https://www.uol.com.br/vivabem/alimentacao/dieta/dieta-plant-based.htm

https://espacoy.com.br/beneficios-da-segunda-sem-carne/#:~:text=promover%20a%20campanha.-,Benef%C3%ADcios%20da%20%E2%80%9CSegunda%20sem%20Carne%E2%80%9D.,carne%20uma%20vez%20por%20semana.&text=Reduzir%20o%20consumo%20de%20carne,artigo%20%E2%80%9C%C3%81gua%20e%20ecoefici%C3%AAncia%E2%80%9D.

Powered by Rock Convert