É comum que as pessoas sintam falta de um chocolate branco vegano ao iniciar na dieta vegana. Mas as empresas tem se atentado e gerado opções para isso não ser mais um problema.

 

Como é feito o chocolate branco tradicional

O chocolate branco padrão é basicamente composto por manteiga de cacau ou alguma gordura vegetal mais barata, além de leite e  muito açúcar ou adoçante. Em geral, são bastante doces e tem um odor muito característico: baunilha. É responsável por ativar a memória do que associamos ao chocolate – mesmo que ele não tenha naturalmente este aroma.

O cacau é constituído por  mais de 50% de manteiga de cacau, que é extraída a partir de um processo de prensagem. É considerada a parte mais cara do cacau comum, por isso, é muito substituído por outras opções de gordura vegetais em chocolates mais simples. A manteiga de cacau é uma gordura boa, porém, ainda sim precisa ser consumida em quantidades limitadas. Já a gordura vegetal, que é uma gordura trans. Sabe-se que ela pode causar o aumento do colesterol total e do colesterol ruim (LDL) e a redução dos níveis de colesterol bom (HDL).

 

Como é feito o chocolate branco vegano sem leite

A Java Chocolates é uma empresa vegana que criou uma opção que não utiliza leite. Mais do que isso, é livre de glúten, soja e açúcar. Nota-se a diferença logo ao se abrir o chocolate, pois o aroma de baunilha, mencionado anteriormente como indutor de memória do chocolate, não está presente. Pela filosofia de se usar o mínimo de ingredientes, é considerado desnecessário e por isso não é utilizado.

Leia também:  Não adianta só usar chocolate zero lactose

No lugar de leite, grãos de arroz tostados e triturados para ter textura suave. Dulçor reduzido, pois também é filosofia nossa adaptar o paladar para o consumo de produtos menos doces, com mais sabor do que interessa : o cacau. Como falamos, nesse caso a manteiga de cacau é protagonista.

Além de ser um chocolate zero lactose, é zero leite também, sem traços. Desta forma, também se encaixa na dieta plant based.

É possível encontrar opção em barra de 25 ou 80 gramas, barras culinárias de 1 e 5 kg, e também corações recheados.

Chocolate branco vegano de 75 g

Gosta de outras opções veganas, mas docinhas?

  • Coração de chocolate com caramelo: É possível ter caramelo sem leite ou manteiga, usando apenas ingredientes naturais.

  • Chocolate ao leite de coco: Possui cremosidade e um pouco mais de dulçor para quem ainda não se acostumou a um chocolate 70% cacau.

  • Chocolate recheado cremino: É uma opção com recheio de cappuccino, docinha e sem nada de leite em sua composição. Faz parte da linha Candy.

Ficou curioso? Acesse loja.javachocolates.com.br .

Ficou com dúvidas ? Acesse nossas perguntas e respostas sobre chocolate branco!

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gordura_trans

2 thoughts on “Chocolate branco vegano – como é feito?

  1. Mauro Lúcio de Oliveira Magalhães disse:

    A proposta de vocês é boa.
    Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *