Adaptar a dieta para uma restrição alimentar pode ser sempre complicado. Mas se você tem restrição a leite e procura um chocolate zero lactose, siga as dicas e com certeza não terá problema em encontrar. Seja em tabletes ou barras culinárias, hoje se tornou viável o consumo, até mesmo de chocolate zero proteína do leite, seguro para APLV.

Atualizado com dicas de ovo de Páscoa!

Chocolate zero lactose x Chocolate zero leite x Chocolate vegano

Primeiro é importante diferenciar zero lactose x zero leite x vegano.

Logo que descobrimos uma restrição alimentar é normal surgir muitas dúvidas. Já atendi mães de crianças alérgicas a proteína do leite (APLV) que acreditavam que bastava o chocolate ser vegano para ser seguro.

Mas isso não é verdade.  chocolate vegano pode ter resquícios de leite. Veganos não controlam traços, pois não são produtos destinados a alérgicos.

O chocolate zero lactose também pode conter resquícios de leite, pois a lactose é somente um componente presente no leite animal. A quebra da lactose pode ser feita isoladamente. Temos um artigo dedicado a este tema, veja aqui.

A intolerância a lactose que acontece no intestino, quando nossas enzimas não conseguem “digerir” este componente.

A intolerância a lactose não ativa o sistema imune, como no caso da alergia a proteína do leite de vaca. Confira no post sobre restrições e alergias.

Leia também:  Chocolate ao leite x Chocolate Vegano

Leia também: Chocolate sem glúten – como não errar na escolha

Vamos às dicas para encontrar o seu chocolate zero lactose?

1- Analise o rótulo

É comum ver produtos com informação sobre zero lactose, mas mesmo assim ter leite. Analise bem a embalagem, veja se na parte de trás há alguma informação sobre alergênicos.

Os traços de leite indicam algumas situações: (a) a fábrica tem outros produtos  com leite e há compartilhamento de maquinário, ou (b) o chocolate tem leite, mas foi utilizada uma enzima, por isso, ainda assim ele pode conter leite ou traços de leite. Em ambas as situações, o chocolate não é indicado para quem tem alergia a leite (APLV).

Dependendo do seu grau de intolerância, o chocolate sem lactose  feito com a enzima pode ser consumido. Porém não é aconselhável abusar de alimentos que usam enzima.

É preferível reduzir ou eliminar o leite da sua dieta a ficar ingerindo um remédio sempre que for consumir este alimento.

2- Pesquise sobre a empresa

Infelizmente a restrição alimentar virou moda de uns anos pra cá, e muita gente sem conhecimento quer surfar esta onda.

O processo de fabricação sem utilização de leite foge do trivial, por isso, busque por empresas especializadas, que já tenham conhecimento e que se estabeleceram neste ramo. Pesquise se a fábrica trabalha com ingredientes com leite.

Muitas empresas de chocolate artesanal e fino resolveram entrar nessa onda para conter a baixa de vendas por conta da pandemia. Cuidado: chocolate fino não significa chocolate seguro.

3- Treine seu paladar

Não tem jeito, a maioria dos chocolates zero lactose possui alto teor de cacau. Isso significa que são intensos, mas não amargos. Depende da qualidade do chocolate, pois ele pode ser forte sem ser amargo.

Leia também:  Fabrica Bean to bar -Matéria no Jornal Estado de Minas

Portanto, você vai encontrar várias marcas de chocolate gourmet e chocolate fino que oferecem produtos sem lactose. Antes de comprar, pergunte se é livre de traços de leite.

E depende do treino do paladar, para conseguir consumir um chocolate cada vez mais intenso. Isso faz bem para sua saúde, pois quanto maior o percentual de cacau, melhor – o cacau é um ingrediente com diversos benefícios, saiba mais aqui.

4- Busque variedade de sabores

O chocolate faz parte da nossa vida em todos os momentos. Mesmo treinando o paladar, temos  os momentos de comer um chocolate mais doce ou branco, por isso é interessante procurar essas alternativas.

É bom saber que existem alternativas assim, com chocolates zero lactose e seguros para APLV:

  • Coração de chocolate com caramelo: É possível ter caramelo sem leite ou manteiga, usando apenas ingredientes naturais.

Coração recheado zero lactose

  • Chocolate ao leite de coco: Possui cremosidade e um pouco mais de dulçor para quem ainda não se acostumou a um chocolate 70% cacau.

Pack Chocolate ao Leite de coco 40% cacau - 5 unidades de 25g

  • Chocolate recheado cremino: É uma opção com recheio de cappuccino, docinha e sem nada de leite em sua composição. Faz parte da linha Candy.

Chocolate cremino zero lactose

Para a Páscoa, conheça as opções da Java Chocolates. Tudo sem glúten e seguro. Conheça opções de ovo de páscoa gourmet e ovo de páscoa infantil, com a segurança de sempre!

Ovo de Pascoa infantil

Ficou curioso? Acesse loja.javachocolates.br.

Como comprar chocolate zero lactose?

Chocolate Na Quarentena

1- Analise o rótulo
2- Pesquise sobre a empresa
3- Treine seu paladar
4- Busque variedade de sabores
Acesse o post para saber mais.

Leia também:  Benefícios das Amêndoas

Todo chocolate zero lactose é amargo?

Chocolate Na Quarentena

Não necessariamente. Existem opções de chocolate zero lactose, porém , com menor teor de cacau. Veja algumas opções neste post.

Chocolate amargo tem lactose?

Depende. Sempre é necessário verificar o rótulo. Além disso, veja sempre se há indicações de alergênicos - mesmo se o produto não tiver leite, ele pode conter traços de lactose.

Chocolate zero lactose faz bem para a saúde?

Da amendoa a barra

Depende. Confira os rótulos e prefira aqueles com maior teor de cacau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *