Vamos entender sobre os tipos de chocolates saudáveis e o que pode fazer um chocolate ser considerável saudável. O número de marcas é cada dia maior, com muita publicidade e muitas perguntas em aberto. Não se deixe enganar.

Tipos de chocolate saudáveis

Como um resumo, podemos dividir os tipos de chocolates conforme a lista abaixo:

Vamos analisar um a um para comparamos?

Chocolate branco

O chocolate branco utiliza apenas a parte gordurosa do cacau, ou até pior, em geral usa gordura hidrogenada. A quantidade de açúcar tende a ser alta, sendo geralmente muito doces. Mesmo os zero açúcar usam muito adoçante.

Logo, chocolate branco raramente será saudável, seja pelo excesso de açúcar ou adoçante. Seu consumo deve ser com moderação.

Chocolate branco low carb? Esqueça, isso não existe. O estilo de vida low carb permite o consumo de chocolate por suas características nutricionais presentes no cacau. Isso significa muito mais que apenas contar carboidratos.

O chocolate branco sempre será uma guloseima calórica. Nada de saudável por aqui.

Chocolate ao leite

O chocolate ao leite também tende a ser mais doce e com alto percentual de açúcar. Novamente, no Brasil é muito comum que estes produtos tenham gordura hidrogenada, pois é mais barata do que a manteiga de cacau e além disso, torna o chocolate mais resistente ao derretimento. O teor de cacau em geral é inferior a 40%.

Pelo alto teor de açúcar ou adoçante, este chocolate também deve ser consumido com moderação como uma sobremesa,  e não pode ser considerado saudável.

Leia também:  Conheça a fábrica de chocolates artesanais em BH - Portal UAI

Chocolate meio amargo

Entenda: Muitas marcas vão usar deste nome “Meio amargo” para atrair o público saudável. Mas fique ligado: podem ter 40% ou mais de açúcar em sua composição!

São chocolates com teor de cacau entre 40% a 65% cacau, um pouco maior do que os chocolates anteriores. Tem menos açúcar do que os chocolates anteriores, mas também costumam ter gordura hidrogenada.

Leia a lista de ingredientes e verifique se tem outra gordura ou óleo além da manteiga de cacau. Escolha sempre os que tem a lista de ingredientes menor e só levem manteiga de cacau.

Chocolate amargo ou chocolate intenso

Também conhecidos como dark chocolate, são aqueles com maior teor de cacau, acima de 70% cacau, muitas vezes possuem o dobro de cacau do que o chocolate ao leite. Também tem menos açúcar ou adoçante, muitas vezes a metade. Mesmo assim, a formulação pode não ser a ideal.

Além disso, a forma de adoçar pode mudar. Pode ser com açúcar, pode ser zero açúcar, e neste caso, pode usar adoçantes bons como xilitol ou eritritol, ou adoçantes muito ruins.

Pelo ponto de vista do paladar: prefira chocolates que não tenham cacau em pó na formulação. O cacau em pó é um subproduto do processamento do cacau, em geral é proveniente de uma matéria prima ruim.

Outra dica: fuja da baunilha! Este ingrediente é utilizado para mascarar a má qualidade, pois o chocolate perde o gosto de cacau e fica tomado pelo odor da baunilha.

Já experimentou um chocolate 70% cacau docinho? Em geral, tem cacau em pó e baunilha, com pouco gosto do cacau, que é a parte saudável do chocolate.

Chocolate de origem é chocolate feito com cacau de qualidade, com sabor e que não precisa de ocultar defeitos. Traz o sabor do cacau de verdade, e com um adicional para a saúde: em geral, passam por torras em temperaturas menos altas, mantendo os melhores componentes de cacau.

Leia também:  O que significa o termo bean to bar?

Chocolate zero açúcar

Aqui encontramos um “tipo” de chocolate mais difícil de analisar – pode ser bom ou ruim, vai valer a pena analisar o rótulo atentamente.

É informado o teor de cacau? Qual é o adoçante? Lembre-se: não existe chocolate doce sem ter adoçante ou açúcar.

E mais: açúcar de coco, açúcar de maçã ainda assim são açúcares, mesmo tendo índices glicêmicos diferentes e são boas opções. Mas não acredite que existe chocolate zero açúcar e zero adoçante que seja doce.

O único chocolate sem açúcar e sem adoçante é o chocolate 100% cacau: sim, possui apenas nibs de cacau em sua fórmula, e é muito forte até para quem é acostumado com um chocolate 70% cacau.

Saiba mais sobre low carb e significado deste estilo de alimentação que prioriza justo este tipo de alimento, zero açúcar e com os melhores adoçantes.

Chocolate ruby

É mais um caso interessante: quando não é informado o percentual de cacau, não podemos ter expectativas que o chocolate seja saudável. A lista de ingredientes mostra o açúcar sendo o ingrediente de maior volume, de um total de 8, que incluem acidulante ácido cítrico – para que?

Guia para análise do chocolate fit

Depois desses itens, podemos indicar quais são os critérios :

  • Percentual do cacau: Quanto mais alto, melhor e ressaltam os benefícios do chocolate, pois inclusive já indica ter menos açúcar ou adoçante. Se não tem escrito, já sabe – tem pouco cacau.
  • Quantidade de ingredientes: Prefira os que contem massa de cacau, manteiga de cacau como os primeiros da lista de ingredientes. Quanto menos ingredientes, melhor.
  • Ingredientes: Prefira os que não contém baunilha, por usarem cacau de menor qualidade, e os que não contém cacau em pó, pelo mesmo motivo. O mais importante: não pode ter gordura hidrogenada.
  • Forma de adoçar: Opte por formas melhores de adoçar. Os melhores adoçantes são os naturais, como eritritol e o xilitol. Alguns adoçantes tem baixa caloria, porém, não são recomendados, sendo preferível utilizar o açúcar.
Leia também:  Temperagem de chocolate nobre - manual para pequenas produções

Na foto abaixo, dois chocolates: o 2netcarbs , 70% cacau com eritritol, e o chocolate 85% cacau cacau adoçado com xilitol. Há opções de chocolate 85% cacau com açúcar demerara orgânico, para quem não gosta do sabor de adoçantes.

  • Xilitol, eritritol e o chocolate low carb, tipos de chocolates saudáveis

    Xilitol, eritritol e chocolate low carb da Java Chocolates

Desta forma, não temos uma receita pronta para definir os chocolates saudáveis, mas sim um passo a passo para analisar quais são os chocolates mais saudáveis e mais adequados ao seu paladar. O mais importante: treine seu paladar para consumir chocolates com cada vez maior teor de cacau.

Vamos ver também alguns mitos sobre chocolate saudável?

Chocolate vegano é saudável?

Não necessariamente. O chocolate vegano pode ser saudável, mas precisa passar pela mesma análise que explicamos anteriormente. Entenda o que quer dizer vegano aqui.

Chocolate sem glúten é saudável?

Não necessariamente. O fato de não ter glúten na composição do chocolate não o torna  chocolate  saudável, mas precisa passar pela mesma análise que explicamos anteriormente.

Chocolate zero lactose é saudável?

Não necessariamente. O fato de não ter leite na composição pode ajudar, mas todos os outros ingredientes precisam ser analisados.

Resumindo:

o  que faz um chocolate saudável  é a qualidade e quantidade dos ingredientes, e não somente um selo de vegano, sem glúten ou sem lactose.

Aqui na fábrica de chocolate Java, fazemos questão de fazer chocolates com o rótulo limpo, ou seja, poucos ingredientes.

Também desenvolvemos as receitas buscando extrair o máximo de benefícios de cada ingrediente, e preservando seus nutrientes.

Tudo isso contribui pra deixar o chocolate mais puro e muito mais gostoso.

Geralmente, chocolates finos bean to bar exaltam o cacau como protagonista em formulações com poucos ingredientes.

Comprar chocolate online

Depois dessas dicas, acesse nossa página e veja todas as opções, com certeza temos várias que vão te agradar para comprar chocolate online com facilidade e qualidade.

Compre chocolate de verdade com desconto!

Compre chocolate de verdade com desconto!

3 thoughts on “Quais tipos de chocolates podem ser considerados saudáveis?

  1. André disse:

    Meu pai acaba de se tornar diabético, mas adora doces. Tem algum chocolate que ele possa comer, mesmo que em quantidade baixa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *