Chocolate 100% cacau é um alimento natural e dos mais nutritivos. Feito exclusivamente a partir da amêndoa do cacau, ele entrega um sabor completamente diferente do chocolate com o qual as pessoas estão acostumadas.

O que significa chocolate 100% cacau?

O percentual é referente a quantidade de cacau presente no chocolate. Dessa forma, o chocolate 100% é composto exclusivamente por cacau. Entretanto, é possível que seja referente a mais de uma parte do cacau: massa de cacau, nibs de cacau ou manteiga de cacau.

Por que é amargo?

A parte do cacau utilizada para fabricação de chocolate é a sua amêndoa. Ela é uma parte que praticamente não contém dulçor. Por isso, o chocolate 100% feito a partir de amêndoas de cacau será sempre amargo.

Chocolate 100% cacau e nibs são a mesma coisa?

Podem ter o mesmo ingrediente, mas não necessariamente. Nibs é sempre a amêndoa de cacau torrada e sem casca; já o chocolate 100% pode conter nibs, cacau em pó e a manteiga de cacau.

O processo é que faz a transformação do nibs em chocolate. Já conhece o processo?

O cacau é amargo?

Aqui temos uma questão interessante: a polpa do cacau é doce, bastante doce e tem açúcar.

A partir desta polpa, são fabricados vários produtos como o “mel de cacau” e o suco de cacau.

O que significa esse chocolate Wholefruit da Barry Callebaut?

Este chocolate é feito através da combinação das duas partes do cacau que mencionamos anteriormente:

  • Parte de amêndoas de cacau, com sabor amargo.
  • Parte da polpa do cacau, doce e com açúcar.

O lançamento do produto é planejado para setembro deste ano (2020). De forma similar, temos um chocolate brasileiro já no mercado produzido pela Casa Lasevicius.

É uma alternativa interessante para o melhor aproveitamento da polpa do cacau, pois geralmente são descartadas pela grande indústria. Esperamos que se torne um produto viável.