Sabemos sobre os benefícios do chocolate na alimentação. Mas nem tudo é perfeito: sabia que existe alergia a chocolate? Mesmo um ótimo chocolate pode causar reações adversas em algumas pessoas. Vamos saber mais nesse post.

Alergia ou intolerância a chocolate com muitos ingredientes 

A lista de ingredientes de um chocolate pode variar muito, o que influencia diretamente na possibilidade do produto causar alguma reação alérgica. Um chocolate pode ter apenas um ingrediente, como o chocolate 100% cacau, ou até dezenas, principalmente em chocolate ao leite – saiba mais sobre os tipos de chocolate

O chocolate ao leite é aquele que mais comumente possui lactose, proteína do leite e também o glúten – graças aos conservantes. Alguns outros componentes adicionados que podem ter efeito prejudicial são a soja ou o sorbato de potássio, em caso de bombons. Nestes, o cacau em geral não é o primeiro ingrediente. Além disso, muitas vezes a manteiga de cacau é substituída por gordura vegetal.

  • Veja uma lista grande de ingredientes de chocolate ao leite com manteiga de cacau:
Manteiga de cacau, leite em pó desnatado, soro do leite, massa de cacau, maltodextrina, farinha de soja, gordura vegetal, polidextrose, emulsificantes lecitina de soja (INS 322) e poliricinoleato de poliglicerol (INS 476), edulcorantes artificiais sucralose (INS 955) e acessulfame k (INS 950) e aroma sintético idêntico ao natural de baunilha. Pode conter traços de amêndoa, amendoim, avelã e castanha-de-caju.
  • Veja uma lista de ingredientes que usa gordura vegetal:
Açúcar, leite em pó, manteiga de cacau, massa de cacau, gordura vegetal, emulsificantes lecitina de soja e poliglicerol polirricinoleato e aromatizante. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE LEITE E DE SOJA. PODE CONTER AMENDOIM, CASTANHA-DE-CAJU, CENTEIO, AVELÃ, AVEIA, TRIGO E CEVADA. CONTÉM LACTOSE. CONTÉM GLÚTEN.

Chocolate amargo geralmente é aquele com o menor número de ingredientes e alergênicos, mas aqui também pode haver grande variação de ingredientes:

Powered by Rock Convert
  • Pode ter apenas dois ingredientes, como cacau (massa de cacau /nibs de cacau/ manteiga de cacau) e açúcar , ou outro adoçante. 
Chocolate 85% cacau: Massa de cacau, manteiga de cacau e açúcar demerara. Pode conter Amêndoas.O Conteúdo é inserido aqui
  • Pode ter vários ingredientes e alergênicos:
Ingredientes: Liquor de cacau, manteiga de cacau, colágeno, fibra vegetal (goma guar). Contém edulcorantes naturais maltitol e steviosídeo e emulsificante natural lecitina de soja e aroma natural de baunilha . Alergênicos: CONTÉM LEITE E DERIVADO DE SOJA. PODE CONTER AMÊNDOA, AMENDOIM, AVELÃ, CASTANHA-DE-CAJU, CASTANHA-DO-PARÁ, NOZES E OVO.

Alergia  ao cacau

Mesmo o chocolate 100% cacau pode causar reação a uma pessoa alérgica. O cacau possui um componente alergêncio chamado teobromina, um alcaloide da família das metilxantinas, da qual também fazem parte a teofilina e a cafeína. A alergia ao cacau em si é causada por este componente.

Reações adversas devido ao chocolate

Conforme mencionado pela Dra Kenia Chaves, otorrinolaringologista Juiz de Fora, o consumo excessivo de xantinas  (acima de 250 mg/dia ou três cafés/dia) pode ser considerado como fator de piora para quadros de zumbido e tontura, mas ainda há controvérsias e variações individuais (há pessoas que metabolizam rápido essas substâncias e não sentem sintomas, e há pessoas com sintomas com ingestão de doses baixíssimas) . De maneira geral, na presença destes sintomas, ela orienta reduzir o máximo possível do consumo dessas substâncias para fechar diagnóstico.

Outros sintomas adversos do consumo de chocolate em grande quantidade incluem a diarréia.

Resumindo: nenhum alimento sozinho é mágico ou mau.

Até água em excesso faz mal à saúde, portanto, nenhum alimento sozinho faz milagre ou estrago. Nosso organismo é vivo e incrivelmente individualizado, o que faz bem para mim pode não fazer para você. Justamente por isso é tão difícil fechar um diagnóstico de doenças, por mais que gostaríamos que a medicina fosse uma ciência exata.

Como pessoa que sofreu muito por restrições alimentares no passado, me atrevo a dar um conselho: escute seu corpo e tenha paciência. Carregue um caderninho e anote tudo o que comeu e o que sentiu depois, com máximo de detalhes – inclusive seus sentimentos naquele momento. Esse diário será valioso para ajudar um profissional de saúde a identificar a sua sensibilidade alimentar e ajustar um tratamento adequado. Acredite, esse esforço vai mudar a sua vida!

Powered by Rock Convert