Sabemos sobre os benefícios do chocolate na alimentação. Mas nem tudo é perfeito: sabia que existe alergia a chocolate? Mesmo um ótimo chocolate pode causar reações adversas em algumas pessoas. Vamos saber mais nesse post.

Alergia ou intolerância a chocolate com muitos ingredientes 

A lista de ingredientes de um chocolate pode variar muito, o que influencia diretamente na possibilidade do produto causar alguma reação alérgica. Um chocolate pode ter apenas um ingrediente, como o chocolate 100% cacau, ou até dezenas, principalmente em chocolate ao leite – saiba mais sobre os tipos de chocolate

Veja abaixo algumas listas de ingredientes de chocolates comuns no mercado e a lista de componentes alergênicos.

O chocolate ao leite é aquele que mais comumente possui lactose, proteína do leite e também o glúten – graças aos conservantes. Alguns outros componentes adicionados que podem ter efeito prejudicial são a soja ou o sorbato de potássio, em caso de bombons. Nestes, o cacau em geral não é o primeiro ingrediente. Além disso, muitas vezes a manteiga de cacau é substituída por gordura vegetal.

  • Veja uma lista grande de ingredientes de chocolate ao leite com manteiga de cacau:
  • Veja uma lista de ingredientes que usa gordura vegetal:

Açúcar, leite em pó, manteiga de cacau, massa de cacau, gordura vegetal, emulsificantes lecitina de soja e poliglicerol polirricinoleato e aromatizante. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE LEITE E DE SOJA. PODE CONTER AMENDOIM, CASTANHA-DE-CAJU, CENTEIO, AVELÃ, AVEIA, TRIGO E CEVADA. CONTÉM LACTOSE. CONTÉM GLÚTEN

Chocolate amargo geralmente é aquele com o menor número de ingredientes e alergênicos, mas aqui também pode haver grande variação de ingredientes:

  • Pode ter apenas dois ingredientes, como cacau (massa de cacau /nibs de cacau/ manteiga de cacau) e açúcar , ou outro adoçante. 
Leia também:  Café especial online em Belo Horizonte
  • Pode ter vários ingredientes e alergênicos:

 

Alergia  ao cacau

Mesmo o chocolate 100% cacau pode causar reação a uma pessoa alérgica. O cacau possui um componente alergênico chamado teobromina, um alcaloide da família das metilxantinas, da qual também fazem parte a teofilina e a cafeína. A alergia ao cacau em si é causada por este componente.

 

Reações adversas devido ao chocolate

Conforme mencionado pela Dra Kenia Chaves, otorrinolaringologista Juiz de Fora, o consumo excessivo de xantinas  (acima de 250 mg/dia ou três cafés/dia) pode ser considerado como fator de piora para quadros de zumbido e tontura, mas ainda há controvérsias e variações individuais (há pessoas que metabolizam rápido essas substâncias e não sentem sintomas, e há pessoas com sintomas com ingestão de doses baixíssimas) . De maneira geral, na presença destes sintomas, ela orienta reduzir o máximo possível do consumo dessas substâncias para fechar diagnóstico.

Outros sintomas adversos do consumo de chocolate em grande quantidade incluem a diarréia.

 

Resumindo: nenhum alimento sozinho é mágico ou mau.

Até água em excesso faz mal à saúde, portanto, nenhum alimento sozinho faz milagre ou estrago. Nosso organismo é vivo e incrivelmente individualizado, o que faz bem para mim pode não fazer para você. Justamente por isso é tão difícil fechar um diagnóstico de doenças, por mais que gostaríamos que a medicina fosse uma ciência exata.

Como pessoa que sofreu muito por restrições alimentares no passado, me atrevo a dar um conselho: escute seu corpo e tenha paciência. Carregue um caderninho e anote tudo o que comeu e o que sentiu depois, com máximo de detalhes – inclusive seus sentimentos naquele momento. Esse diário será valioso para ajudar um profissional de saúde a identificar a sua sensibilidade alimentar e ajustar um tratamento adequado. Acredite, esse esforço vai mudar a sua vida!

Leia também:  Chocolate sem glúten - como escolher com segurança
Assista ao vídeo sobre este conteúdo em nosso canal Chocolateria Técnica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *