Chocolate Fit: como escolher?

Na época dos nossos avós não havia muita variedade nas prateleiras dos supermercados, não apenas de produtos, como também de marcas. Com o passar do tempo isso foi mudando e hoje conseguimos encontrar coisas que antes eram impensáveis, como chocolates fit, por exemplo.

Como você nos acompanha já deve estar acostumado com a quebra de paradigmas no mundo dos chocolates, visto que já falamos aqui sobre os veganos e os low carb. E agora chegou o momento de falarmos do chocolate fit: isso de fato existe? Quais são as suas características? Como escolhê-los? Continue com a gente e descubra as respostas!

Manual de escolha do chocolate fit

Conforme dissemos no começo do artigo, hoje em dia existe uma diversidade muito grande de produtos disponíveis e isso não é diferente com os chocolates. Então, vamos começar te mostrando os itens que você precisa checar para identificar se o chocolate é fit ou não:

  • Percentual de cacau;
  • Ingredientes;
  • Quantidade de ingredientes;
  • Forma de adoçar.

Dito isso, vem com a gente para entender o que você precisa saber de cada um desses itens para ter em suas mãos um chocolatinho que, além de gostoso, vai ser bom para a sua saúde.

Percentual de cacau

Verifique a porcentagem de cacau no produto. Quando um chocolate tem menos que 40% de cacau em sua composição, essa informação não é disponibilizada na embalagem, portanto já pode excluir esses chocolates da sua listinha.

“Ah, então quanto maior a quantidade de cacau, mais fit o chocolate será?”

Em teoria, quanto maior a quantidade de cacau, menor será a quantidade de outros ingredientes utilizados na receita. Apesar disso, nem sempre chocolates que possuem o mesmo teor de cacau terão a mesma concentração de bons nutrientes, por isso, outros fatores precisam ser analisados além deste. Continue lendo para descobrir quais são.

Ingredientes e quantidade de ingredientes do chocolate

Parece óbvio pensar que o principal ingrediente de qualquer chocolate seria o cacau, certo? Errado! Grande parte dos chocolates que vemos para vender utilizam outros ingredientes em maior quantidade que o cacau e nós temos a dica para você conseguir identificar isso!

Repare na ordem na ordem dos ingredientes, pois eles vêm descritos por quantidade. Por exemplo, se os ingredientes de um chocolate são: açúcar, leite em pó, manteiga de cacau, massa de cacau e gordura vegetal, o que foi utilizado em maior quantidade nesse produto foi o açúcar, em segundo lugar foi o leite em pó e assim por diante.

Antes de continuar, uma breve explicação sobre o cacau: apenas o miolo do fruto, conhecido como o nibs de cacau é utilizado para a produção de chocolate. Os nibs de cacau são constituídos por manteiga de cacau — que é a responsável por deixar o chocolate macio — e por torta de cacau — que pode ser transformada em cacau em pó — em uma proporção de 50% cada. Então, por mais que os nibs de cacau sejam uma ótima fonte de vitaminas, minerais e flavonóides, por conta da manteiga de cacau — que é uma gordura saturada — tem calorias elevadas.

Agora que você já sabe mais sobre como o cacau é utilizado na fabricação de chocolates, vamos continuar mostrando como identificar bons ingredientes no mesmo. Preste muita atenção se os ingredientes utilizados são naturais, quanto mais industrializados na formulação, menos fit o chocolate será. Além disso, a quantidade de ingredientes é outro item bom de ser observado: quanto menos, melhor.

Segue alguns exemplos de boas composições de ingredientes:

Agora você já sabe como observar os ingredientes que compõe um chocolate fit. Vamos continuar com as análises!

Chocolate vegano e delicioso
compre chocolate 70% puro e saudável em nossa loja com desconto.

Forma de adoçar

Para um chocolate ter aquele sabor adocicado ele precisa, necessariamente, ser adoçado. Você pode ter pensado; “á vá! precisa adoçar para ser doce?” Sim, precisa. O sabor doce não provém do cacau, que é amargo, o que significa que é necessário apelar para fontes de açúcar ou adoçantes externos para produzir esse paladar mais açucarado.

A menos que o chocolate seja 100% cacau, ele virá adoçado de alguma forma. Dê preferência aos chocolates que utilizam adoçantes naturais, como xilitol e eritritol. Caso a forma de adoçar seja o açúcar, dê preferência à açúcares mais naturais, como o de coco, por exemplo. Evite os adoçantes sintéticos e o açúcar refinado.

Além disso, não se esqueça de prestar atenção à porcentagem de cacau, conforme dissemos acima. Quanto mais cacau, menos açúcar, então vá educando seu paladar para se acostumar com o sabor amargo, assim poderá apreciar chocolates de melhor qualidade e consequentemente mais fit. Então foque em adquirir chocolates que sejam pelo menos, 70% cacau.

Pronto! Agora você já sabe o que precisa observar na hora de comprar um chocolate fit. Porém, lembre-se que, como acontece com qualquer alimento, é preciso consumi-lo com moderação, por mais fit que o chocolate possa ser. Excessos e vida saudável não combinam! 

Você pode criar um momento do seu dia para apreciar um quadradinho de chocolate; pare tudo o que estiver fazendo e dedique este momento apenas para saborear o seu doce. Feche os olhos, sinta seu cheiro, deixe-o derreter na sua boca, aproveitando cada minutinho desse momento tão delicioso. Dessa forma, você se satisfaz e evita os excessos.

Gostou de saber mais sobre o chocolate fit? Assine nossa newsletter e venha quebrar mais paradigmas do universo dos chocolate com a gente!

 

Referências

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/36389-como-entender-a-tabela-nutricional-dos-alimentos

https://www.javachocolates.com.br/blog/tipos-de-chocolates-saudaveis/

https://www.javachocolates.com.br/blog/tipos-de-chocolate-o-que-pode-e-o-que-nao-pode-na-dieta/

https://www.javachocolates.com.br/blog/chocolate-100-cacau/