Chocolate Fit: como escolher?

Na época dos nossos avós não havia muita variedade nas prateleiras dos supermercados, não apenas de produtos, como também de marcas. Com o passar do tempo isso foi mudando e hoje conseguimos encontrar coisas que antes eram impensáveis, como chocolates fit, por exemplo.

Como você nos acompanha já deve estar acostumado com a quebra de paradigmas no mundo dos chocolates, visto que já falamos aqui sobre os chocolates veganos e os chocolates low carb. E agora chegou o momento de falarmos do chocolate fit: isso de fato existe? Quais são as suas características? Como escolhê-los? Continue com a gente e descubra as respostas!

Manual de escolha do chocolate fit

Conforme dissemos no começo do artigo, hoje em dia existe uma diversidade muito grande de produtos disponíveis e isso não é diferente com os chocolates. Então, vamos começar te mostrando os itens que você precisa checar para identificar se o chocolate é fit ou não:

  • Percentual de cacau;
  • Ingredientes;
  • Quantidade de ingredientes;
  • Forma de adoçar.

Dito isso, vem com a gente para entender o que você precisa saber de cada um desses itens para ter em suas mãos um chocolatinho que, além de gostoso, vai ser bom para a sua saúde.

Percentual de cacau

Verifique a porcentagem de cacau no produto. Quando um chocolate tem menos que 40% de cacau em sua composição, essa informação não é disponibilizada na embalagem, portanto já pode excluir esses chocolates da sua listinha.

Leia também:  Chocolates veganos

“Ah, então quanto maior a quantidade de cacau, mais fit o chocolate será?”

Em teoria, quanto maior a quantidade de cacau, menor será a quantidade de outros ingredientes utilizados na receita. Apesar disso, nem sempre chocolates que possuem o mesmo teor de cacau terão a mesma concentração de bons nutrientes, por isso, outros fatores precisam ser analisados além deste. Continue lendo para descobrir quais são.

Ingredientes e quantidade de ingredientes do chocolate

Parece óbvio pensar que o principal ingrediente de qualquer chocolate seria o cacau, certo? Errado! Grande parte dos chocolates que vemos para vender utilizam outros ingredientes em maior quantidade que o cacau e nós temos a dica para você conseguir identificar isso!

Repare na ordem na ordem dos ingredientes, pois eles vêm descritos por quantidade. Por exemplo, se os ingredientes de um chocolate são: açúcar, leite em pó, manteiga de cacau, massa de cacau e gordura vegetal, o que foi utilizado em maior quantidade nesse produto foi o açúcar, em segundo lugar foi o leite em pó e assim por diante.

Antes de continuar, uma breve explicação sobre o cacau: apenas o miolo do fruto, conhecido como o nibs de cacau é utilizado para a produção de chocolate. Os nibs de cacau são constituídos por manteiga de cacau — que é a responsável por deixar o chocolate macio — e por torta de cacau — que pode ser transformada em cacau em pó — em uma proporção de 50% cada. Então, por mais que os nibs de cacau sejam uma ótima fonte de vitaminas, minerais e flavonóides, por conta da manteiga de cacau — que é uma gordura saturada — tem calorias elevadas.

Leia também:  Cranberry: Um super alimento!

Agora que você já sabe mais sobre como o cacau é utilizado na fabricação de chocolates, vamos continuar mostrando como identificar bons ingredientes no mesmo. Preste muita atenção se os ingredientes utilizados são naturais, quanto mais industrializados na formulação, menos fit o chocolate será. Além disso, a quantidade de ingredientes é outro item bom de ser observado: quanto menos, melhor.

Segue alguns exemplos de boas composições de ingredientes:

Agora você já sabe como observar os ingredientes que compõe um chocolate fit. Vamos continuar com as análises!

Compre chocolate FIT de verdade com desconto!

Compre chocolate fit de verdade com desconto!

Forma de adoçar

Para um chocolate ter aquele sabor adocicado ele precisa, necessariamente, ser adoçado. Você pode ter pensado; “á vá! precisa adoçar para ser doce?” Sim, precisa. O sabor doce não provém do cacau, que é amargo, o que significa que é necessário apelar para fontes de açúcar ou adoçantes externos para produzir esse paladar mais açucarado.

A menos que o chocolate seja 100% cacau, ele virá adoçado de alguma forma. Dê preferência aos chocolates que utilizam adoçantes naturais, como xilitol e eritritol. Caso a forma de adoçar seja o açúcar, dê preferência à açúcares mais naturais, como o de coco, por exemplo. Evite os adoçantes sintéticos e o açúcar refinado.

Além disso, não se esqueça de prestar atenção à porcentagem de cacau, conforme dissemos acima. Quanto mais cacau, menos açúcar, então vá educando seu paladar para se acostumar com o sabor amargo, assim poderá apreciar chocolates de melhor qualidade e consequentemente mais fit. Então foque em adquirir chocolates que sejam pelo menos, 70% cacau.

Leia também:  Açúcar x Adoçante

Pronto! Agora você já sabe o que precisa observar na hora de comprar um chocolate fit. Porém, lembre-se que, como acontece com qualquer alimento, é preciso consumi-lo com moderação, por mais fit que o chocolate possa ser. Excessos e vida saudável não combinam! 

Você pode criar um momento do seu dia para apreciar um quadradinho de chocolate; pare tudo o que estiver fazendo e dedique este momento apenas para saborear o seu doce. Feche os olhos, sinta seu cheiro, deixe-o derreter na sua boca, aproveitando cada minutinho desse momento tão delicioso. Dessa forma, você se satisfaz e evita os excessos.

Ficou na dúvida  sobre a diferença entre chocolate fit  e chocolate low carb? Confira este artigo onde explicamos detalhadamente: low carb significado

Gostou de saber mais sobre o chocolate fit? Assine nossa newsletter e venha quebrar mais paradigmas do universo dos chocolate com a gente!

 

Referências

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/36389-como-entender-a-tabela-nutricional-dos-alimentos

https://www.javachocolates.com.br/blog/tipos-de-chocolates-saudaveis/

https://www.javachocolates.com.br/blog/tipos-de-chocolate-o-que-pode-e-o-que-nao-pode-na-dieta/

https://www.javachocolates.com.br/blog/chocolate-100-cacau/

 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *