Chocolate branco é chocolate? Chocolate branco tem cacau? O que diz nossa legislação? Como podemos definir se sim ou não?

A composição do cacau

Sabia que cerca de 53% do cacau é composto por manteiga de cacau? Como sabemos, chocolate precisa ter cacau. Ele é feito apenas com a manteiga extraída do cacau, portanto, tem cacau (uma parte dele).

Chocolate branco tem cacau?

A lei determina que para ser chamado de chocolate, deve conter pelo menos 20% de sólidos de cacau em sua composição, e a manteiga de cacau é entendida como sólido.

Se o produto for feito com manteiga de cacau, é chocolate…  Se for com gorduras vegetais, é doce sabor chocolate! Entendeu a diferença? Tem cacau, mais especificamente, a manteiga do cacau.

A manteiga de cacau é uma fonte de gordura boa, e traz benefícios à saúde assim como o óleo de coco.

Pela nossa legislação – ANVISA – Chocolate branco é chocolate

Conforme a ANVISA, Resolução RDC nº 264, de 22/09/2005:

“Chocolate Branco: é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20 % (g/100 g) de sólidos totais de manteiga de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados.“

Sempre alerta

Confira se os ingredientes do chocolate não possuem gordura hidrogenada. A manteiga de cacau é uma fonte de gordura boa, ao contrário da gordura hidrogenada. Leia o rótulo sempre para identificar isso.

Existe chocolate branco zero lactose?

Existe chocolate branco sem lactose sim! O da Java Chocolates  é ZERO LEITE e não contém AÇÚCAR: é feito com leite de coco, arroz tostado e maltitol, além, é claro, da manteiga de cacau. Logo, é VEGANO e seguro aos APLV. É um chocolate com muito menos dulçor do que o comum, além de ter apenas ingredientes naturais. Além disso, não utilizamos baunilha – gostamos de manter o chocolate com o gosto e cheiro do cacau.