A fundue… Ou seria o fundi, talvez fondue? A confusão ortográfica é tão comum que até os mais experientes amantes da fondue já se viram digitando “fundue” sem querer.


Você sabia que o fondue nasceu por uma questão de sobrevivência? Já se perguntou quantos quilos de fondue são necessários para quebrar um Recorde Mundial?

Esse prato suíço além de ser uma experiência gastronômica maravilhosa, é cheia de curiosidades.

No fim do post, tem uma receita especial para você!

A palavra “fondue”: A palavra “fondue” vem do verbo francês “fondre”, que significa “derreter”. A origem etimológica é, portanto, muito adequada para o prato, pois se trata de uma mistura de queijos.

Origens Alpinas: A fondue é muitas vezes associada à Suíça, mas sua história começa em regiões montanhosas da França, Itália e Suíça, onde os pastores costumavam derreter queijo durante os meses de inverno para torná-lo mais fácil de transportar.

Uma questão de sobrevivência: Durante a Segunda Guerra Mundial, a Suíça enfrentou uma escassez de alimentos, e a fondue ganhou popularidade como uma maneira eficiente de usar pequenas quantidades de queijo para alimentar várias pessoas.

A tradição da “punção”: Na Suíça, é comum que, se alguém deixar seu pedaço de pão cair no queijo derretido durante uma refeição de fondue, tenha que pagar uma rodada de bebidas para os outros na mesa. Lembre-se disso a próxima vez que for jantar com os amigos, segure bem seu pedaço de pão!

fundue

Fondue de chocolate extravagante: Para fondue de chocolate qualquer hora é hora, não importa se é inverno ou verão, porém algumas pessoas levam a experiência ao extremo, cobrindo até mesmo insetos com chocolate derretido.

Leia também:  Panqueca sem glúten tipo americana, com calda de chocolate

Não sei vocês mas ainda prefiro meu fondue feito com chocolate 70% cobrindo apenas frutas e marshmallow.

Recordes mundiais de fondue: A maior fondue já feito pesava incríveis 1.924 kg e foi preparado em Gruyères, na Suíça, em 2008. Outro recorde notável é o maior conjunto de fondue, que consistia em 1.125 potes de fondue e foi organizado em Zurique, Suíça, em 2015.

Fondue nas Olimpíadas: A fondue é tão querida na Suíça que até fez uma aparição nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1998, em Nagano, no Japão, onde foi servida como prato principal no restaurante suíço da Vila Olímpica.

Fondue de carne e óleo de jacaré: Em algumas partes do mundo, como o Texas, os entusiastas da culinária gostam de inovar com tipos incomuns de fondue, como fondue de carne feito com óleo de jacaré.

Fondue de cerveja: Na Bélgica, onde a cerveja é uma paixão nacional, é possível encontrar fondue de queijo feito com cerveja em vez de vinho branco, o que lhe confere um sabor único e robusto.

O Festival da Fondue: Em novembro, a cidade suíça de Gruyères realiza um festival anual de fondue, onde os visitantes podem desfrutar de uma variedade de fondues, além de competições, música e dança.


Então, da próxima vez que você digitar “fundue”, no lugar de fondue, lembre-se de que até os melhores chefs da língua também podem escorregar no chocolate… ops, na tecla!


Deu vontade de fazer aquele fondue de chocolate?

Não precisa esperar o próximo inverno, você pode fazer um fondue de chocolate gelado, utilize as barras culinárias da Java Chocolates, as melhores para sua receita!

Leia também:  Connoisseur de Chocolate: Como Apreciar e Entender Perfis de Cacau

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *