Você já parou para se perguntar por que o chocolate está tão caro ultimamente? Essa delícia que tanto amamos tem deixado muita gente de cabelo em pé com os preços nas alturas, principalmente os fabricantes.

Mas qual é o motivo por trás desse aumento?

Bem, segundo especialistas do mercado, há diversos fatores que contribuem para esse cenário. Continue lendo para conhecer esses fatores.

Por Que O Chocolate Está Tão Caro?

Preço do Cacau Bate Recorde Novamente – 25/04

Prezando pela transparência, filosofia da Java, trouxemos atualizações sobre a alta do cacau , que consequentemente afeta os preços dos nossos produtos.

A velocidade e gravidade com que o preço do cacau tem subido, tem surpreendido até mesmo os mais experientes traders do mercado. As futuras produções subiram cerca de 70% desde o inicio de março. Esta semana o valor do cacau bateu recorde.

Os problemas climáticos e envelhecimento das lavouras na Costa do Marfim e Gana, que são os dois maiores produtores mundiais, levaram ao aumento do commodity que assim bateu recorde de US$ 11.281,00 por tonelada na bolsa de Nova York.

Por Que O Chocolate Está Tão Caro?
Atualização Bolsa de Valor de Nova York 25/04/24

Em 2020 fizemos um artigo falando sobre a falta de cacau, uma realidade que nós parecia distante, chegou bem mais rápido que o esperado. Leia mais aqui

A Crescente Demanda Global por Cacau – Fevereiro 2024

O preço do Cacau na bolsa de Nova York, é o maior já registrado nos últimos 46 anos. E a tendência é de alta.
Contratos futuros para compra de cacau já estão fechando em alta de 1,65%, a US$ 4,772 (ref 01/2024) por tonelada, um valor não visto desde 1977.

Por Que O Chocolate Está Tão Caro?
Gráfico com aumento do valor do Cacau nos últimos 5 anos

Um dos motivos principais é a crescente demanda global por cacau, o ingrediente chave do chocolate. Países como China e Índia têm aumentado significativamente seu consumo de produtos à base de cacau, e assim colocam uma pressão adicional sobre a oferta.

Leia também:  Meu chocolate derreteu e agora?

Eventos Climáticos

Os fenômenos climáticos desempenham um papel crucial na formação do clima global e regional. As alterações criada por eles tem poder de interferir na produtividade agrícola modificando a oferta e demanda. Isso resulta na volatilidade do mercado, em outras palavras esses eventos impactam na oferta diminuindo seu volume e assim levam a aumento dos preços.

Eventos climáticos extremos, como secas e tempestades, têm afetado as plantações de cacau em regiões chave, como na Costa do Marfim e Gana, os maiores produtores mundiais. Esses eventos climáticos como La Ninã e El Ninõ, reduzem a produção, ou seja elevam os preços do cacau.

Sabemos que o preço do cacau é regido pela bolsa, a baixa produção nesses países afeta a demanda e oferta, desse modo afeta os valores da bolsa. E apesar do cacau utilizado na Java ser produzido no Brasil, seu valor segue a bolsa. E não é só isso, ainda temos a influencia direta dos fenômenos climáticos no Brasil

La Ninã: Tornou o clima chuvoso, trazendo bastante umidade nas áreas produtoras do cacau.

Esse fenômeno causa o resfriamento das águas superficiais nas partes central e Leste do Pacifico Equatorial, causando a mudança na circulação atmosférica tropical. Ou seja altera a temperatura e causa chuvas em excesso, no Brasil é responsável por chuvas fortes no Norte e Nordeste, com secas no Sul.

As chuvas em excesso na Costa do Marfim ocasionaram em uma queda na produção de Cacau, na área, de 2.7% em relação ao ano anterior.

Aqui na fábrica Java Chocolates utilizamos cacau de diferentes origens: Amazônia, Bahia e Minas Gerais. Nosso produtor de cacau da Amazônia, precisamente do Pará, sofreu muito com os impactos causados pelos eventos da La Ninã. Que afetaram toda sua produção de cacau.

Por Que O Chocolate Está Tão Caro?

El Ninõ 2024

Já o El Ninõ é o aquecimento do Oceano Pacífico na região da linha do Equador traz preocupações para 2024, com anuncio de tempo seco, e temperaturas extremas.

Por Que O Chocolate Está Tão Caro?

Pestes e Doenças

As condições climáticas levadas pela La Ninã até a África Ocidental como as chuvas, são responsáveis pelas doenças que afetam as plantações. Pois são as causadoras de doenças nas sementes do cacau.

Por Que O Chocolate Está Tão Caro?

Variação dos Commodities

Há questões relacionadas à especulação nos mercados de commodities, onde investidores compram e vendem contratos futuros de cacau, influenciando os preços de forma volátil.

Leia também:  Diferenças Entre o Chocolate Branco e o Chocolate Preto

É importante ressaltar também que o chocolate é um produto globalizado, sendo assim flutuações cambiais e questões geopolíticas também podem impactar seu preço.

Na Europa o aumento do preço do chocolate foi de 13,3% no primeiro semestre de 2023, já nos Estados Unidos chegou a 20,7%. Essa alta é sentida nos mercados globais que negociam os contratos futuros do cacau.

Por Que O Chocolate Está Tão Caro?

Custos da Produção

Outro ponto a considerar é o aumento dos custos de produção. Os agricultores enfrentam desafios como o aumento dos preços dos insumos agrícolas, mão de obra e logística.

Com isso os custos de produção ficam mais caros para os fabricantes de chocolate e as indústrias. Então tudo isso reflete no preço final do chocolate que encontramos nas prateleiras.

A Java valoriza o produtor e todo seu esforço para produzir cacau fino. Comprando da Java, você ajuda a melhorar a vida do cacauicultor e fortalecer a nossa economia.

Por Que O Chocolate Está Tão Caro?

A produção de chocolate sofre impacto direto, desses desafios enfrentados pelos agricultores. Além do aumento expressivo do cacau, a logística também impacta no custo do produto final.

Por Que O Chocolate Está Tão Caro?

Então, da próxima vez que você se deparar com um preço salgado no chocolate, lembre-se de que há todo um conjunto de fatores por trás disso. A demanda crescente, eventos climáticos, custos de produção e questões econômicas globais estão entre os principais responsáveis por deixar nosso amado chocolate tão caro.

Mas enquanto os preços podem subir e descer, uma coisa é certa: o amor pelo chocolate permanece inabalável.

 Fontes:

cupom de desconto Java Chocolate
Compre em nosso site com desconto!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *