Todo mundo tem suas preferências quando o assunto é harmonizar o cafezinho de todo dia, e em MInas Gerais tem uma opção melhor que a outra:  uma fatia de bolo de fubá recém-saído do forno, um pãozinho caseiro ou até mesmo um pedaço de queijo, que pode ser até vegano! Vamos falar sobre harmonizações de chocolate e café?

Mas existem combinações tão perfeitas que surpreendem os paladares mais exigentes e que podem render resultados deliciosos. É o caso, por exemplo, da harmonização de café e chocolate. Interessado em novas idéias?

Café e chocolate: a mistura perfeita?

Ainda que a doçura do chocolate contraste com o amargor e a acidez do café, a verdade é que esses dois combinam muito bem. Prova disso é o tradicional cappuccino, que surgiu como uma bebida à base de café e leite, que pode ser até vegano, mas só depois da adição do chocolate se tornou conhecida mundialmente. E quem nunca acompanhou um pedaço de bolo de chocolate com uma xícara de café fresquinho?

No entanto, para harmonizar corretamente os ingredientes, é preciso entender como eles se complementam e escolher o par certo para cada tipo da bebida. É fundamental equilibrar os sabores para que um deles não se sobressaia e para não saturar o paladar.

Como fazer harmonizações de chocolate e café?

Se você quer impressionar os amigos, surpreender a família ou simplesmente experimentar as possibilidades deliciosas de  harmonizações de chocolate e café, confira algumas maneiras de harmonizar café e chocolate sem errar:

Leia também:  Temperagem de chocolate nobre - manual para pequenas produções

Cappuccino e trufas de chocolate

Cremoso e levemente adocicado, o cappuccino pode ser harmonizado com todos os tipos de bombons trufados.

Frapê de café e chocolate branco

frapê é uma bebida cremosa e adocicada, com um amargor suave ao final, podendo ser combinada com chocolates mais doces, como o branco.

Café de torra clara e chocolate amargo

O chocolate de origem, com alta concentração de cacau oferece o equilíbrio perfeito para o sabor de um café de torra mais clara, resultando em uma combinação cremosa e suave.

Para nós, a combinação ideal é o café do sul de Minas, em especial da Villa Café, é cultivado no que é conhecido como “a Melhor Microrregião do Brasil para produção de café especial em larga escala”. Apresenta doçura destacada, bastante agradável ao paladar, creme consistente e tons achocolatados e de amêndoas. É levemente encorpado – Intensidade 7 – e retrogosto adocicado e persistente.

Chocolate quente e bombom de café

bebida doce e cremosa se torna ainda mais saborosa quando acompanhada de bombons de café levemente amargos.

Café coado e chocolate com flor de sal

Uma combinação que pode surpreender o paladar é beber o café acompanhado de um pedaço de chocolate com um toque salgado. Java Chocolates

Latte e bombom de caramelo

espresso com espuma de leite vaporizado é a bebida perfeita para acompanhar bombons recheados de caramelo, doces na medida certa.

Um aspecto que faz a diferença na hora de harmonizar café e chocolate é a forma de degustar os dois ingredientes. Para balancear os sabores e aproveitar ao máximo a combinação, é importante seguir a sequência abaixo:

  • tomar um gole da bebida, percebendo seu sabor;
  • dar uma mordida no chocolate, combinando os sabores;
  • com o chocolate ainda na boca, tomar outro gole de café.
Leia também:  Brownie Vegano Sem Glúten - receita fácil!

Dessa forma, os sabores são percebidos pelas papilas gustativas e se harmonizam perfeitamente!

Chocolates com grãos de café

Chocolate é bom, café também é muito bom, mas chocolate amargo com grão de café é melhor ainda. A Java Chocolates tem tabletinhos com essa combinação perfeita: o melhor chocolate com o café especial da Villa Café, do Sul de MG

Chocolate com recheio de cappuccino

Para quem gosta de chocolate mais doce e chocolate, essa opção é imbatível: chocolate zero açúcar com creme de cappuccino, também com o café especial da Villa Café:

E você, já experimentou a combinação de alguns desses ingredientes deliciosos? Para levar a harmonização a outro nível, que tal experimentar algumas receitas com café e chocolate que você pode preparar em casa?

Degustação de chocolate

Chocolate 70% cacau não é tudo igual. Mesmo se tiver a mesma fórmula, o sabor pode ser diferente, de acordo com o cacau utilizado. Pensando nisso, a Java Chocolates criou um kit de degustação de chocolate feito com cacau de diferentes regiões do Brasil. Uma experiência completa, com roda de sabores, grão do cacau e uma ficha para avaliação das impressões.
Qual chocolate do kit combina mais com qual método que você gosta? Experimente e pense nessa brincadeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *