Pertencentes ao grupo dos alimentos funcionais, os probióticos são fibras de difícil digestão que alimentam as bactérias boas do intestino, produzindo compostos anti-inflamatórios.

O que o chocolate tem a ver com isso?

Cientistas da Universidade da Louisiana (USA) descobriram que as fibras do cacau são de difícil digestão e chegam parcialmente inteiras ao intestino, onde são fermentadas por bactérias boas produzindo compostos antiinflamatórios. Estes compostos entram na corrente sanguínea e ajudam a proteger o coração e as artérias, além de reduzir a pressão sanguínea.

“Em nossos estudos descobrimos que a fibra é fermentada e os grandes polímeros polifenólicos são metabolizadas em moléculas menores, que são mais fáceis de absorver”, diz John Finley, PhD, co-autor da pesquisa. Estes polímeros menores apresentam atividades antiinflamatórias.

Além de converter o chocolate em compostos antiinflamatórios, a ação prebiótica das fibras do chocolate alimentam as bactérias probióticas, o que leva a sua multiplicação – o  que fortalece o sistema imunológico.

Quando você ingere prebióticos, a população de bactérias boas de seu intestino fica maior que a de bactérias ruins, melhorando a saúde em geral.

Os testes foram feitos in-vitro, utilizando três tipos de cacau em pó. O cacau em pó é extraído da prensagem dos nibs de cacau.

Para obter semelhantes efeitos, deve-se consumir chocolates de qualidade, puros e com alta concentração de cacau.

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E aí, deu vontade?

Hmmm.... Com licença, vou ali cuidar da minha saúde comendo um chocolatinho!

Fontes:

http://www.medicalnewstoday.com/articles/274246.php

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2586142/Why-dark-chocolate-really-IS-good-Stomach-microbes-turn-cocoa-natural-drug-reduces-blood-pressure.html

http://www.naturalnews.com/044569_chocolate_anti-inflammatory_nutrients_prebiotic_fiber.html

http://www.naturalnews.com/044496_chocolate_pill_disease_prevention_probiotics.html

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