Chocolate é bom e todo mundo gosta. Mas o que faz um chocolate ser melhor do que o outro? Vamos entender quais são os critérios para escolher os melhores chocolates do mundo neste post.

Melhor chocolate do Mundo

Começamos pelo cacau

O cacau usado na produção faz toda a diferença. Até o cacau chegar à fábrica, vários fatores são importantes: genética e origem, manejo na fazenda, armazenamento e transporte.

Analisamos a ética do negócio

Um cacau que é cultivado sem trabalho escravo e que remunera adequadamente o cacauicultor é o ideal. Além disso, vamos lembrar de ter uma cadeia de suprimento curta: se o cacau é comprado diretamente do produtor, é muito melhor para ele e para quem consome, pois vai conseguir consumir um produto que recebeu mais cuidado.

Qualidade do processamento da indústria

Já na fábrica, iniciam-se as etapas de torra e moagem. A torra é importantíssima para desenvolver o sabor do cacau, e a moagem vai gerar um chocolate com granulometria ideal abaixo de 20 micra (cada Micron equivale a dividir 1 milímetro por 1000).

Powered by Rock Convert

Ingredientes e aromatizantes

Quanto menos melhor, certo? Por que usar ingredientes desnecessários na produção? Para que maquiar o chocolate com cheiro de baunilha? Quem usa um bom cacau precisa de muito pouco para ser feliz. Veja essa opção feita só com cacau e açúcar.

Embalagem

É importante que a embalagem impeça o contato com o meio externo, bloqueando que o chocolate adquira odores ou microorganismos do ambiente.

Esses são os fatores para você analisar ao consumir o chocolate e definir quais são os melhores chocolates do mundo para você. Não existe o melhor, existe o que você gosta mais, e pode ter certeza que ao longo da vida, há grande chance de o seu chocolate favorito mudar também.

Por que os chocolates belgas seriam os melhores chocolates do mundo?

Ah, achou que íríamos falar que o melhor chocolate do mundo é o belga? Pense nisso: existe algum pé de cacau plantado lá? Pois é, o que fez alguns países da Europa terem os melhores chocolates no passado foi a tecnologia, mas ela já está espalhada por todo o mundo hoje. Dessa forma, um chocolate feito na Bélgica pode ser feito com as mesmas características no Brasil ou na China.

Powered by Rock Convert