Petit Gateau você conhece? No Brasil é conhecido por sua textura macia e cremosa por dentro, com uma casquinha fina e crocante por fora, porém na França não é bem assim. Petit Gateau significa ”pequeno bolo”, então se você pedir um petit gateau na França pode receber qualquer tipo de bolo.


Na França você encontra três variações do bolo de chocolate: Fondant au Chocolat, Moelleux au Chocolat e Mi-Cuit au Chocolat.

1Fondant au Chocolat

Esse é o mais parecido com nosso petit gateau, pois o termo “fondant” significa “derretido” em francês.

Este bolinho é conhecido por sua textura incrivelmente macia e cremosa por dentro, com uma casquinha fina e crocante por fora.

2Moelleux au Chocolat

Ao contrário do fondant, o moelleux não tem um centro líquido derretido, ao invés disso, ele tem uma textura uniformemente macia por dentro, como o nome sugere (moelleux significa “macio” em francês).

3Mi-Cuit au Chocolat

“Mi-cuit” significa “meio cozido” tem uma textura que é parcialmente cozida e parcialmente líquida por dentro, como resultado temos uma experiência de degustação única.

Ficou com água na boca e quer preparar essa delícia?

bolo de caneca de chocolate Java

Eu também. Já contei aqui como amava e sinto falta deste bolinho com sorvete!

A má notícia é que não tenho uma receita tradicional de petit gateau sem glúten e vegano que seja boa o suficiente para te passar.

Todas que testei não ficaram com o centro líquido o suficiente, sabe? Eu tentei de todo jeito e não consegui ajustar o tempo de cozimento.

Leia também:  Chocolate diet é a mesma coisa de chocolate zero açúcar?

Mas não me deixei vencer por isso e criei essa versão de petit gateau “fake” sem glúten, vegana e incrivelmente gostosa e chocolatuda.

Trata-se de um bolinho de caneca com uma barra de chocolate no meio que fica delicioso!

Experimente trocar diferente versões de recheio: caramelo salgado, ganache de chocolate vegano branco, ou a clássica ganache de chocolate preto vegano.

Se fizer me conta!

Barras de chocolate puro para uso culinário
Leitor do blog pode comprar chocolates incríveis com desconto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *