A calda de chocolate é uma das receitas mais versáteis e deliciosos da cozinha. Ela valoriza instantaneamente diversos tipos de sobremesas, como bolos, tortas, sorvetes, além de ser um ótimo acompanhamento para frutas e até no café da manhã.

Uma das principais vantagens da calda de chocolate é sua praticidade. Com apenas alguns ingredientes, é possível preparar uma calda irresistível em questão de minutos.

Usando um chocolate de boa qualidade e com alto teor de cacau, é possível diversificar o café da manhã, incrementar uma sobremesa saudável e fazer um lanche para aqueles dias em que tudo que precisamos é de um carinho – tudo isso sem sair da dieta.

Se você chegou agora, é isso mesmo que você leu: o chocolate é um alimento rico em nutrientes, e pode ser incluído na dieta. Basta fazer boas escolhas para aproveitar seus benefícios!

Leia mais: Chocolate Saudável – como não errar na escolha.

calda de chocolate com frutas
chocolate é alimento e pode caber em sua dieta.

Receitas de caldas caseiras simples

Calda de chocolate durinha

A calda mais básica que você pode fazer é simplesmente derreter o chocolate e colocar por cima do bolo, doce ou panqueca.

Pegue o chocolate, derreta no microondas de 30 em 30 segundos mexendo sempre.

Essa calda forma uma camada durinha depois que esfria, e vai muito bem em sorvetes e bolos de cenoura. Hummm, salivei!

sorvete com calda de chocolate dura

Calda que não endurece

Para fazer uma calda que não endureça, basta acrescentar um leite vegetal ou óleo de coco ao chocolate.

Leia também:  Gianduia: o que é?

Coloque o chocolate em um potinho de vidro e adicione o mesmo peso em leite de castanhas (pode ser leite de vaca também) Leve ao microondas de 30 em 30 segundos e mexa até dissolver. Se parecer que ficou talhado, bata com ajuda de um mixer.

Se achar que a sensação na boca ficou muito ‘aguada’, acrescente uma colherzinha de óleo de coco.

bolo de cenoura com calda de chocolate

Calda de chocolate sem chocolate

Para preparar uma calda de chocolate caseira, você vai precisar de chocolate em pó, creme de leite fresco, açúcar e manteiga. Em uma panela, Adicione o cacau em pó, creme de leite, o açúcar e a manteiga e mexa até que a mistura fique homogênea. Deixe esfriar um pouco antes de usar.

Para uma calda vegana, sem glúten e sem lactose, troque o creme de leite por uma versão vegetal, ou use leite de coco ou castanhas com alto teor de gorduras. Para substituir a manteiga, use óleo de coco. As quantidades vão variar do seu paladar. Para quem gosta de sabor intenso, sugiro:

2 colheres de cacau em pó puro, 1 colher de açúcar demerara, 1 xícara de leite de coco e 1 colher de chá de óleo de coco. Leve ao fogo baixo para engrossar.

calda de chocolate sem chocolate

Regra de ouro da culinária: escolha bem seus ingredientes.

Por fim, é importante ressaltar que a calda de chocolate deve ser preparada com ingredientes de qualidade para garantir um sabor único e inesquecível. Invista em chocolates de boa procedência e opte por ingredientes orgânicos sempre que possível. Dessa forma, você terá uma sobremesa ainda mais saudável e deliciosa.

Receitas com calda:

Receita de panqueca com calda de chocolate

Receita de calda de chocolate para sorvete

Leia também:  Bolo de Chocolate Sem Lactose, como transformar sua receita.

Receita de bolo de chocolate vegano com calda de chocolate

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *