Usar o microondas é a forma mais prática, rápida e segura para se derreter chocolate. Prática porque usa uma vasilha só, e segura porque, ao contrário do banho maria, o derretimento é feito a seco, sem o risco da água ou vapor entrarem em contato com o chocolate. Continue lendo para aprender como derreter chocolate no microondas.

Tem bonus no final do artigo!

Derreter chocolate no microondas é muito fácil, só precisa ter um pouco de paciência e atenção para não queimar. A vantagem é que se consegue derreter uma quantidade grande de chocolate sem muito esforço, pois não precisa picar o chocolate nem ralar, economizando tempo de preparo.

Também é vantajoso pois garante que o seu chocolate não entre em contato com água nem vapor durante o derretimento. Chocolate e água não combinam! O contato do produto com umidade pode causar problemas na aparência e na segurança do seu produto final.

Como derreter chocolate no microondas

Instruções mais detalhadas logo depois do vídeo:

 

Pegue uma vasilha que possa ir ao microondas – eu uso um bowl de vidro. Se for usar plástico, escolha um que seja apropriado para microondas e BPA free.


Quebre o chocolate em pedaços (não precisa ser pedaços pequenos, só o suficiente para caber na vasilha). Coloque o chocolate na vasilha e leve ao microondas, acionando de 30 em 30 segundos. É muito importante fazer aos poucos para não queimar.

Quando o chocolate queima, forma um pedacinho carbonizado no fundo, que mesmo se retirado, deixa um cheiro e gosto muito ruins no restante do produto. Portanto, se você não quer perder material, tenha paciência. 

Leia também:  A Falácia do Preço Honesto

Na primeira rodada, pode parecer que o chocolate nem começou a derreter. Mesmo assim, mude a posição dos pedaços com uma espátula e volte ao microondas, para mais uma rodada de 30 segundos. 

Repita o processo até o chocolate ficar totalmente derretido. O ideal é ter um termômetro para medir a temperatura, garantindo que todos os cristais de manteiga de cacau foram destruídos.

Não sabe o que isso significa? Consulte o manual de temperagem em nosso blog e aprenda mais sobre a ciência do chocolate!

 

Temperatura de derretimento

 

Todo chocolate profissional / barra culinária deve ter uma tabelinha indicando qual a temperatura de derretimento, temperagem e trabalho. Se você quer trabalhar com chocolate, é muito importante seguir as orientações desta tabela para ter um resultado perfeito em seus doces e bombons. 

Saiba a diferença entre chocolate fracionado, chocolate fino e chocolate gourmet

Barras de chocolate puro para uso culinário

Leitor do blog pode comprar chocolates incríveis com desconto!

 

Quantidade de Chocolate x Tempo

 

Quanto menor a quantidade de chocolate a ser derretida, menos tempo vou precisar para derretê-lo. Para quantidades pequenas, até 100 gramas, recomendo que faça de 20 em 20 segundos. 

Dica: se você está aprendendo a trabalhar com chocolate e está fazendo testes de receitas,  derreta e faça a temperagem de quantidades maiores, mesmo que você não for usar tudo.

Por exemplo: derreta uma barra de 1kg inteira, e faça a pré-cristalização de tudo. O que não usar, guarde para a próxima receita.

Por incrível que pareça, é mais difícil perder o controle da inércia do calor em quantidades muito pequenas, e o chocolate nos permite derreter e moldar quantas vezes precisar! 

Potência do microondas

Todo microondas tem opção de controle de potência. Eu já usei algumas vezes (quando queria derreter só um pouquinho de chocolate por vez), mas na grande maioria das vezes, basta controlar o tempo.

Leia também:  Saiba mais sobre o chocolate vegano

Eu uso este aparelho de microondas aqui. Ele tem um bom tamanho, é potente e robusto e com acabamento fácil de limpar.

Conhecimento é a chave e a prática o caminho.


Pratique, pratique, pratique e não desista. Trabalhar com chocolate requer persistência e paciência, assim como tudo na vida!

Conheça seu equipamento. Nossas ferramentas de trabalho com a prática, passam a ser como partes do nosso corpo. Conforme você for conhecendo seu chocolate e seu aparelho de microondas, vai saber quanto tempo leva para derreter determinada quantidade de chocolate e conseguir planejar a sua produção.

Não deixe de ler nossos outros conteúdos sobre técnicas e curiosidades do mundo chocolate!

Bônus

BÔNUS 1: Muita gente pede indicações de utensílios para confeitaria e chocolateria. Montei esta lista do que usamos aqui.

Bônus 2: Agora que você aprendeu a derreter, que tal transformar seu chocolate em deliciosas trufas? Acesse aqui uma receita de trufa de chocolate fácil de fazer!

Bonus 3: Ou quem sabe fazer ganache para rechear bolos e sobremesas? Vem aprender o que e ganache e como fazer.

BÔNUS 4: Neste vídeo, explico porque o chocolate derrete, como derreter no microondas e como transformar chocolate esbranquiçado em calda de sorvete:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *